Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Março de 2014

Atividades experimentais

 

Através das atividades experimentais aprendemos de uma forma ativa os fenómenos da Ciência. Nestes  momentos, desenvolvemos capacidades de pensamento crítico, criativo e metagognitivo que conduz à construção de conhecimentos e promove a nossa autónomia. Algumas atividades decorrem das nossas dúvidas acerca do mundo que nos rodeia ou surgem dos nossos interesses, tal como a confeção de bombons para oferecer no dia do pai ou a criação de sementeiras para a nossa sala. Outras através dos conteúdos programáticos em estudo. Com a atividade sobre as bebidas saudáveis, verificámos que a água, o leite e o sumo de laranja são bebidas saudáveis e que os refrigerantes não são nada saudáveis, pois mergulhamos dentes durante alguma tempo nestas bebidas e ficaram em mau estado. 

     

Turma do 1.º A

Março de 2014

 As descobertas

 

Durante o mês de setembro fizemos atividades muito diferentes para conhecermos melhor os nossos colegas, professores e Colégio.

Visitámos os diferentes espaços do Colégio    e ficámos fascinados com os animais da quinta do avô Zé. Na horta observámos as árvores de frutos e apanhámos erva príncipe para bebermos em infusão de chá na sala de aula.

 

 A hora do conto foi passada no sobreiral, umas vezes na casinha da árvore, outras na casinha do Hobbit. Ouvimos as nossas histórias preferidas e pedímos à professora para nos ler alguns dos livros da nossa biblioteca.

Convidámos os amigos do 2.º ano a assistir a uma sessão de cinema na nossa sala... com pipocas e tudo!

 

 


Turma do 1.º ano

Fevereiro de 2014

Expressões Artísticas

A arte é trabalhada na sala do 1.º ano de forma muito diversificada e ativa. Os projetos de estudo que envolvem o conhecimento de alguns nomes importantes da pintura contemporânea, tal como Pollok, e a aplicação prática das técnicas desevolvidas, tornam as nossas obras artísticas mais criativas e originais. 

Também exploramos as diferentes possíbilidades técnicas de diferentes materiais, como a aguarela e o café. Desta forma decobrimos novas formas e efeitos que podemos criar com recurso a outros materias (palhinhas, escovas de dentes...). 

O contato com a natureza é uma grande fonte de inspiração e dá-nos a possibilidade de recriar o que nos rodeia com o filtro da nossa imaginação. A expressão dramática encontra-se aliada à música e aos jogos dramáticos de eploração do corpo.

A participação na exposição “A paisagem nordica do Museu do Prado” no Museu de Arte Antiga permitiu-nos conhecer obras fantáticas e descobrir muitas coisas sobre pintores e realidades que desconhecíamos. 

O contacto com obras de arte e espétálos artísticos faz-nos desenvolver a nossa sensibilidade estética.

     

Turma do 1.º A

Novembro de 2013

Hora do conto

A turma do 1.º ano adora ler!! Todos os dias surgem na nossa sala de aula livros para apresentar ou propostas de leitura. Por isso, criámos um momento semanal muito especial, em que nos dedicamos à partilha das nossas leituras e a exploração de algumas obras de literatura infantil. Muitas destas leituras servem-nos de inspiração à criação de diferentes trabalhos de escrita ou de expressão artística. Outras leituras também nos incentivam à produção de projetos de investigação, como resposta a dúvidas que surgiram em sala de  aula. Enfim, os livros são os nossos companheiros de dia-a-dia!

     

Turma do 1.º ano 

 

Setembro de 2013

O nosso primeiro dia de aulas foi muito especial

 

Começámos o dia com as tarefas e registos diários: marcação do estado do tempo e data, registo no mapa das presenças...

Estivemos muito atentos a tudo o que nos rodeava, tudo para nós era novidade. Explorámos os jogos didáticos e livros da biblioteca de sala. E experimentámos os nossos materiais escolares.

 

Reencontramos os nossos amigos e criámos novas amizades. Os colegas das outras turmas receberam-nos com muito carinho. Com eles, partilhamos alguns momentos de convívio e brincadeiras.

Visitámos a quinta do avô Zé, passeamos no pomar e na nossa horta pedagógica.

Foi um dia muito divertido!

 

 

Turma 1.º A 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It