Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

fevereiro de 2014

Da sala para a horta

 

Os alunos do 3.ºA têm uma relação muito próxima com o meio ambiente natural, desde o pré-escolar que os nossos alunos realizam atividades de interação com o meio natural que os rodeia. Das saídas de campo para observar a fauna e a flora, registando as suas observações, até às sementeiras na horta e na estufa, sempre que podemos gostamos de descobrir mais sobre o que nos rodeia.

Este ano optámos por fazer um trabalho um pouco diferente, decidimos experimentar a reprodução de plantas em contexto de sala de aula.

A germinação foi feita através das sementes da beterraba e do feijoeiro e a reprodução por estaca foi feita com o morangueiro, que por graça foi retirado da horta, onde mais tarde pretendemos repô-lo.

Todos os registos foram devidamente realizados no caderno de laboratório do qual deverão constar também as observações semanais.

Este trabalho permitirá um acompanhamento mais próximo do crescimento destas plantas e a observação da influência de alguns fatores ambientais no crescimento das mesmas.

   

A turma do 3.º A

janeiro de 2014

Velas com óleo alimentar

 

Sempre que podemos, gostamos de receber a visita dos nossos Encarregados de Educação na nossa sala de aula, acima de tudo quando as visitas nos vêem ensinar algo de tão importante como a reciclagem de óleo alimentar usado. O João Pifre e a Ana Pifre (mãe do João) ofereceram à sala um Kit de reciclagem de óleo alimentar usado, com a ajuda desse Kit o João e a Ana ensinaram-nos como podemos fazer velas com o óleo que já não usamos. Uma vez que o Colégio do Centeio promove a recolha do óleo alimentar usado, retiramos um pouco de óleo do nosso “oleão” e pusemos mãos à obra. 

Em poucos minutos conseguimos produzir seis velas espetaculares e bastante aromáticas e descobrimos que com a reutilização de 100 ml de óleo estamos a poupar 100 000 litros de água. Depois de feitas as velas decidimos partilhar a nossa descoberta com todas as salas da valência do 1.ºciclo e convosco, por isso aqui fica o procedimento.

 

600 ml de óleo alimentar usado

18 colheres de pó “Greatest Candle”

6 copos de vidro de iogurte

Corante “Greatest Candle”

 

1. Filtra o óleo usado com um filtro de café;

2. Deita o óleo filtrado num recipiente apropriado para o micro-ondas juntamente 

3. Deixa cozinhar 10 minutos no micro-ondas na potência máxima.

4. Retira o óleo do micro-ondas e adiciona o restante pó, mexe bem até teres uma 

5. Deita a cera líquida nos recipientes, deixa arrefecer durante 5 minutos e coloca 

6. Aguarda que a cera arrefeça até ficar sólida.

     

A turma do 3.º A

Janeiro de 2014
Trabalho em Projeto

Como já vem sendo hábito e como é filosofia do nosso Colégio, os alunos do terceiro ano do Colégio do Centeio desenvolveram, ao longo do primeiro período de aulas, vários projetos de investigação.

Os temas dos projetos surgem do interesse das crianças, em querer saber mais sobre determinado assunto.

Todas as semanas, existe na agenda semanal um momento dedicado ao trabalho em projeto em que os alunos se juntam por grupos e pesquisam informação, com orientação da professora, sobre o tema de estudo. Após terem dado resposta às questões iniciais que os levaram a investigar, os alunos apresentam os seus trabalhos à turma.

Durante o primeiro período de aulas, foram apresentados os seguintes trabalhos em projeto:

  • Aves de rapina;
  • Como surgiu a internet;
  • Estuário do Sado;
  • Paris.

    

 

A turma do 3.ºA

 

Fevereiro de 2014

Apresentação de produções e descobertas

 

É sabido que todas as crianças adoram partilhar as suas experiências, desde a ida a casa da avó, até à viagem ao canto mais recôndito do planeta. Pois a nossa turma não é exceção. Como tal, todas as semanas, à segunda-feira, que é quando as novidades estão fresquinhas, existe um momento de partilha em que cada um de nós apresenta uma produção que realizou ou uma experiência que vivenciou.

Desde o início do ano, já foram várias as apresentações de produções e descobertas. 

O Nuno Prates levou-nos até à cidade de Nova Iorque, mostrou-nos fotos de alguns locais de interesse e falou-nos da sua experiência. A Ema transportou-nos até Londres através de uma divertida viagem de autocarro. A Maria Carapinha ensinou-nos algumas técnicas de relaxamento que aprendeu nas suas aulas de yoga e o Gonçalo Geada ensinou-nos a fazer o Origami de um gato. 

Deixamos-vos aqui algumas fotos que ilustram estes momentos.

A turma

 

    

 

 

Janeiro de 2014
Um relógio para a sala

O relógio da turma do terceiro ano avariou-se.

Foi então que a professora sugeriu que construíssemos não um mas sim quatro relógios para a sala.

Foram constituídos grupos de trabalho e cada grupo ficou encarregue de construir um relógio novo, uma vez que eram quatro relógios e que todos queríamos que fosse o nosso a estar fixado na parede, a professora sugeriu que o tema fosse “As quatro estações” e que cada grupo ficasse com uma estação do ano, assim sempre que a estação mudasse podíamos mudar também de relógio e ninguém se zangaria.

Assim foi, pusemos mãos à obra e entre raios e circunferências, quartos de hora e meias horas construímos quatro relógios magníficos que aqui vos mostramos.

Esperamos que gostem.

A turma

 

    

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It