Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

outubro de 2013

Hora do conto – O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

 

No início de outubro iniciámos a leitura da obra na Hora do Conto.

Cada um ficou responsável pela leitura de alguns capítulos.

Como a obra é longa e tem muito vocabulário novo para aprender, em cada sessão, registámos por escrito o reconto dos capítulos lidos.

 Para nunca mais esquecermos...

 ...o Asteroide B-612...

 ...resolvemos reproduzi-lo com revistas e pasta de papel.

 

Modelámos a raposa, a rosa, o Principezinho, o aviador e a serpente com plasticina...

 ...e, finalmente, quando acabámos de ler a obra (ao fim de algumas semanas), expusemos o nosso trabalho.

 

   

 

 

Turma do 4.º ano 2013/2014

Prova de diospiros do pomar do colégio (outubro de 2013)

Em outubro, após a chegada do outono, fizemos uma saída de campo e verificámos que no pomar os diospireiros estavam carregadinhos de diospiros maduros. Colhemos os frutos com cuidado para não danificarmos as árvores e escolhemos os mais escuros e gretados.

Lavámos bem os diospiros com a ajuda da equipa da cozinha e aprendemos a arranjá-los.

Muitos de nós provaram diospiros pela primeira vez e este passou a ser um dos alimentos preferidos de alguns!

Não sobrou nada porque os frutos do nosso pomar são deliciosos!

 

  

    

Dia Mundial do Animal – a visita do Cookie (outubro de 2013)

Em outubro, para assinalarmos o Dia Mundial do Animal, recebemos uma visita muito especial: o Cookie.

O Cookie é um gatinho que foi adotado pela família de uma das nossas colegas.

O Cookie foi devidamente apresentado pela sua dona, que preparou uma sessão educativa sobre o gato enquanto animal de estimação.

Cuidar de um animal de estimação como este exige dedicação, investimento e muita responsabilidade por parte dos donos.

Com esta apresentação aprendemos muito sobre os hábitos destes felinos, percebemos que é preciso ser muito responsável para ter um animal de estimação e ficámos sensibilizados para a adoção de animais.

 

      

A pele (outubro de 2013)

Apesar de já termos estudado a pele em anos anteriores, decidimos rever este conteúdo de 4.º ano elaborando mapas de conceitos com os termos: “pele”; “derme”; “epiderme”; “camada interna”; e “camada externa”.

 

 



Foram apresentadas várias propostas, mas considerámos que a mais correta seria:

 


De seguida observámos diferentes partes do maior órgão do nosso corpo com o auxílio do microscópio eletrónico e capturámos as imagens que se seguem.

 


Fizemos os nossos registos nos cadernos de laboratório, indicando sempre a ampliação utilizada.

 
Epiderme (poros da mão)

 


Epiderme (extremidade do dedo/impressão digital)

 


Epiderme (área do antebraço coberta de pelos)

O esqueleto humano (setembro de 2013)

Em setembro retomámos o estudo do corpo humano. Aprofundámos conhecimentos assistindo a documentários, explorando software educativo e pesquisando informação nos manuais escolares e na biblioteca de turma.

 

  

 

À medida que descobrimos os nomes dos ossos que constituem as diferentes partes do corpo, legendámos o nosso amigo “Gerivásio Constantino” (nome próprio do modelo do corpo humano que temos na sala).

 

 

 

Para facilitar a memorização de tantos nomes novos, foi ainda necessário recorrer a alguns jogos. Gostámos particularmente de espalhar as “ossadas” do Gerivásio Constantino pela sala memorizando de forma sequencial a sua localização e o respetivo nome (esta atividade também foi do agrado dos nossos cérebros que memorizaram num instante e com facilidade os nomes).

Mais artigos...

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It