Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Sementeiras ecológicas

 

No final de novembro resolvemos usar a pequena estufa que a professora nos ofereceu para fazer germinar tomateiros e cenouras.

Decidimos seguir o procedimento de sementeira ecológica que aprendemos no 3.º ano usando rolos de papel higiénico.

Ligámos o computador e seguimos todos os passos, incluindo as medições em centímetros.

Foi necessário recortar e dobrar o cartão para podermos encher os vasinhos com terra.

 Fomos transformando rolos em pequenos vasos.

Em cada tubo criámos uma cama de terra fofa, colocámos 2 sementes, tapámos e calcámos.

Guardámos as sementeiras na estufa e combinámos que cada aluno levaria uma sementeira para cuidar durante as férias do Natal.

Até lá, vamos regá-las sempre que necessário na esperança de podermos assistir à germinação e de procedermos ao transplante para a horta na primavera.

Os fundos de garrafa com terra foram a base da sementeira.

   

 

 A turma do 4.º A

Novembro de 2013

Projeto São Martinho

 

Este projeto surgiu no âmbito da comemoração do Magusto, perante o desafio de criar uma instalação artística com base na lenda de São Martinho. Após a fase de planificação, pusemos mãos à obra e fomos medir a área de exposição.

Usámos a fita métrica, revimos a matéria relacionada com as unidades de medida de comprimento e formulámos e resolvemos vários problemas de Matemática inerentes à exposição da nossa instalação no parapeito da receção.

Com base nas medições, formulámos ainda um desafio de Matemática para a turma do 3.ºano que ficou encarregue de medir e recortar 7 tiras de papel.

Enquanto decorávamos a folha do desafio, aproveitámos para decorar 7 molas de madeira com materiais naturais alusivos ao outono (que seriam necessárias para a instalação).

Criámos um desafio para lançar à turma do 2.º ano, na disciplina de Português

Fomos registando as ideias no quadro...

...e depois registámos o desafio numa folha.

Escrevemos o bilhete que acompanharia o desafio do 2.ºano...

...e assim que o desafio ficou pronto apressámo-nos a entregá-lo...o tempo para execução do projeto urgia!

Quando o 1.º ano cumpriu o desafio que lhes lançámos e escureceu as tiras de papel (medidas e cortadas pelo 3.ºano) com café...

...começámos a escrever o texto (com lacunas) e a decorar as tiras com bocadinhos de folhas secas.

De seguida, prendemos com as molas que tínhamos decorado as tiras de papel a um fio (com as medidas do parapeito onde seriam penduradas).

Construímos as peças da instalação...

...tendo continuado o trabalho de equipa.

Construímos a representação do Sol característico do Magusto

...recorrendo às aprendizagens relacionadas com a luz...

...e com as simetrias através do recorte de rosáceas,

utilizámos restos de materiais que permitem a passagem da luz.

Quando todas as peças da instalação ficaram concluídas reunimos com o 2.ºano para montagem da exposição

Mas ainda era necessário preencher as palavras em falta de acordo com o desafio que tínhamos lançado ao 2.º ano.

A instalação criada pelos alunos do 1.ºCEB estava concluída! E permitia o reconto interativo da lenda através de estímulos auditivos, olfativos, táteis e visuais. A manta do mendigo foi feita em croché por todos os que visitaram a exposição e acrescentaram um pontinho...

Com as peças desta instalação...

...contámos a lenda aos amigos da valência de creche.

      

Turma do 4.º ano 2013/2014

Novembro de 2013

Partilha com a sala verde – Pão por Deus

 

No início de novembro, para assinalar a tradição portuguesa do Pão por Deus, partilhámos conhecimentos com os amigos da sala verde.

 Organizámos uma sessão educativa adequada à faixa etária do pré-escolar...

 ...em que partilhámos conhecimentos sobre frutos característicos do outono.

 Os amigos da sala verde ofereceram-nos um livro de poemas escritos por eles...

 ...e receberam com agrado o cestinho com frutos da época que lhes tínhamos preparado.

 

     

Turma do 4.º ano 2013/2014 

Outubro/novembro de 2013

Sessão educativa – Primeiros Socorros

 

O enfermeiro Albano, pai de um colega, ofereceu-nos duas sessões sobre Primeiros Socorros: uma teórica e outra prática.

Recordámos o conteúdo de um kit de primeiros socorros.

E, de uma forma geral, revimos a matéria já trabalhada na disciplina de Estudo do Meio mas com uma motivante componente prática.

Até aprendemos a colocar talas em caso de fratura, a verificar os sinais vitais e a colocar a vítima em Posição Lateral de Segurança (PLS).

     

 

Turma do 4.º ano 2013/2014

 

Outubro de 2013

Hora do conto – A maior flor do mundo de José Saramago

 

Inspirados pelo amor a uma flor e pela vontade de aprender mais palavras novas, lemos com entusiasmo a obra “A maior flor do mundo” de José Saramago.

Quando concluímos a leitura, assistimos a uma curta-metragem http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U baseada nesta maravilhosa obra para a infância.

Turma do 4.º ano 2013/2014 

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It