Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Abril de 2015

Bolachas Solidárias

 

Durante a quinzena do natal, a turma do 4.ºano organizou uma venda de bolachas com o objetivo de ajudar uma instituição de solidariedade social que acolhe crianças em risco “Casa de Acolhimento Nossa Senhora do Amparo – Cáritas”. 

As nossas bolachinhas foram vendidas por alguns alunos na receção do Colégio e tiveram uma excelente aceitação, em apenas dois dias vendemos duzentas bolachas. O valor angariado reverteu na totalidade para a instituição.

O nosso muito obrigado a todas as famílias que contribuíram para o sucesso desta atividade.

     

A turma do 4.º A

Março de 2015

Massa Newtoniana

Como qualquer criança da nossa idade, também nós nos interessamos muiiiito por experiências. E como não podia deixar de ser estas são uma constante na sala de aula. Esta semana o João Calado e o Martim surpreenderam-nos com duas experiências bastante divertidas.

O João realizou a experiência “Cristais doces”, na qual aprendemos que ao misturarmos açúcar com água, este dissolve-se, o que para nós já não era grande novidade pois sabíamos que o açúcar é uma substância solúvel, o que nós não sabíamos era que poderíamos voltar a recuperar os cristais do açúcar após a evaporação da água.

O Martim trouxe-nos a experiência “Massa Newtoniana”. Esta massa, feita à base de água e farinha Maizena possui propriedades fantásticas. O grande segredo desta massa é a existência de amido de milho na sua composição, que faz com que este se comporte como a “areia movediça”. Ao imprimirmos força na nossa massa ela enrijece, tornando-se extremamente resistente, pelo contrário de mexermos nela com suavidade ela torna-se praticamente líquida. 

 

A turma do 4.º A

Fevereiro 2015

Sessão Educativa

 

A visão

Anualmente o Colégio do Centeio, juntamente com os seus parceiros desenvolve ações de prevenção e sensibilização no âmbito da saúde visual, em setembro são realizados rastreios que despistam possíveis problemas relacionados com a visão e ao longo do ano vamos tendo a oportunidade de explorar estas temáticas mais pormenorizadamente. 

No passado dia 5 de fevereiro recebemos a visita da optometrista Sónia Marques, no âmbito da prevenção de problemas associados à visão.

Conversámos um pouco sobre a importância do rastreio visual precoce, dos sinais de alerta a que devemos estar atentos, os exames a que somos sujeitos durante um rastreio e das alterações oftalmológicas mais frequentes nas crianças.

Tivemos ainda oportunidade de explorar alguns instrumentos como a lupa e os binóculos, no final estava reservada uma divertida surpresa, construímos os nossos próprios óculos.

   

A turma

 

13 de fevereiro de 2015

São Valentim

 

No dia treze de fevereiro, no Colégio do Centeio comemorou-se o dia de São Valentim. 

Mais uma vez podemos escrever cartas para os nossos amigos e deixá-las no correio da amizade e no dia treze a professora distribuiu a correspondência pelos alunos, foi uma emoção a abertura das cartas e a leitura das mensagens de amizade deixadas pelos nossos familiares e amigos.

Durante o intervalo da manhã realizamos um jogo muito divertido, nos nossos cabides foi deixada metade de um coração, com uma mensagem sobre a amizade, o objetivo era durante o intervalo encontrarmos a outra metade do nosso coração, lermos a mensagem e brincarmos um pouco com o nosso amigo mistério. Foi muito divertido e emocionante procurar o nosso “coração metade” de entre tantos corações.

Após o lanche da manhã assistimos a uma dramatização da “Lenda de São Valentim” encenada pela equipa não docente do Colégio do Centeio. Aprendemos mais sobre quem foi São Valentim e a razão pela qual se celebra o dia dos namorados no dia da morte deste sacerdote.

  

A turma

Janeiro de 2015

Jogos de confiança

 

A turma do 4.ºA do Colégio do Centeio, tem tido aulas com a psicóloga Leonor Gomes, com o objetivo de nos aproximar e conhemo-nos melhor uns aos outros. Embora sejamos colegas de turma desde o primeiro ano de escolaridade a verdade é que existem muitos conflitos entre nós, principalmente com colegas do sexo oposto. 

A professora sugeriu à Leonor que desenvolvessemos um trabalho no âmbito da Expressão Dramática e das relações interpessoais. O desafio foi aceite e assim temos realizado, à quarta-feira, jogos de confiança.

Estes jogos têm surtido efeito  pois sentimos que a turma está mais unida, confiante e estamos a aprender a lidar com as situações que nos causam conflitos. Temos revelado maior tolerância perante as atitudes e comportamentos dos nossos colegas e acima de tudo e o mais importante, já somos todos capazes de brincar juntos.

    

A turma

 

 

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It