Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Dezembro de 2016

Pizzas Saudáveis

 

Enquanto espaço educativo, o Colégio do Centeio pretende que os seus alunos cresçam de forma equilibrada, conscientes das escolhas que devem fazer. 

A educação e cultura alimentar é um dos primados que nos define e com este pretende-se que os nossos alunos tomem consciência da grande variedade de alimentos que são essenciais ao nosso organismo e facultar-lhes as ferramentas para que façam as escolhas mais adequadas.

Dito isto, a alimentação até parece uma coisa aborrecida e foi exatamente o contrário que quisemos transmitir aos nossos alunos. Recorrendo a um tipo de alimento que a grande maioria gosta, mostramos como escolher os ingredientes mais saudáveis, mantendo o sabor intenso e tão apreciado de uma piza.

Mais uma vez pedimos ajuda à nossa Nutricionista, o resultado foram pizas saborosas, coloridas, divertidas e acima de tudo saudáveis. 

   

A turma do 2.ºA

 

 

Novembro de 2016

Os órgãos dos sentidos

 

Responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos, os órgãos dos sentidos permitem-nos ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir. 

Através dos sentidos fazemos também as nossas escolhas, um alimento que preferimos comer, uma roupa com a qual nos sentimos mais confortáveis e preferimos vestir ou um local mais calmo em detrimento de outro mais ruidoso. 

Diariamente usamos os órgãos dos sentidos, sem que nos apercebamos ou tenhamos consciência.

Em sala explorámos cada um dos nossos órgãos dos sentidos e o sentido que lhes está associado, refletimos sobre a importância destes e descobrimos que nem todos temos as mesmas preferências quanto a cheiros, sabores, sons e sensações e que é importante que respeitemos as preferências de cada um, pois são elas que nos tornam diferentes uns dos outros e tão especiais.

   

A turma do 2.ºA

 

Setembro de 2016

Texto descritivo: pela manhã no sobreiral

 

O Projeto de Intervenção do Plano Educativo de Escola, do Colégio do Centeio, está a mudar. Nos próximos três anos retomaremos a nossa estreita relação com o meio ambiente natural e dele extrairemos tudo o que necessitamos para fazermos aprendizagens efetivas e concretas. No primeiro ano do triénio, será o espaço do “sobreiral” o grande motor impulsionador das aprendizagens em contexto de sala de aula, pressupõe-se que através do recurso a este espaço se potenciem os conteúdos temáticos trabalhados em sala.

Para não perdemos tempo e porque estávamos desejosos de sair do espaço da sala e aprender em outros contextos, a professora levou-nos numa saída de campo ao sobreiral, com o objetivo de recolhermos impressões sobre o espaço e com as mesmas fazermos um trabalho de texto descritivo. Esta saída de campo foi cuidadosamente preparada em sala de aula. Antes de partirmos à descoberta a professora leu-nos um texto descritivo e exploramos em conjunto o significado e a importância do uso de adjetivos nas descrições que fazemos. Partimos de algo tão concreto como a fruta e o pão que comemos no lanche da manhã para construirmos um cartaz com diferentes adjetivos, a professora pediu-nos que provássemos a pera e o pão e numa única palavra descrevessemos as sensações que estes alimentos nos transmitiam. Descortinado o significado de “adjetivo”, partimos de manhã cedo para o sobreiral de caderno e lápis nas mãos e fomos anotando todas as sensações que experienciamos no percurso.

O resultado foram dezanove textos bem escritos, repletos de descrições e situações engraçadas e acima de tudo atingimos os objetivos previstos para a atividade com bastante êxito.

     

A turma do 2.ºA

 

setembro de 2016

Mais um ano… aqui vamos nós!

 

O ano letivo está quase a começar e, no Colégio do Centeio, as rotinas de sala de aula iniciam-se logo nos primeiros dias do mês de setembro.

A verdade é que já estamos todos cansados de tantas férias e ansiosos por voltar a ver os nossos amigos, pequenos e crescidos, por voltar às rotinas de sala de aula, ao trabalho com os nossos colegas e a nossa professora, enfim estamos desejosos para começar mais um ano letivo.

Este ano, para além de mais seguros, estamos mais crescidos, mais autónomos e mais responsáveis, por essa razão a nossa professora confinou-nos várias tarefas de reorganização do espaço da sala de aula, tarefas essas que cumprimos criteriosamente e com muita originalidade.

A primeira semana de aulas é também uma semana de convívio entre as diferentes turmas do Colégio, partilhamos vários momentos juntos, leituras, projetos de investigação, projetos de intervenção, jogos e gincanas no exterior e acima de tudo muitos momentos de brincadeira e descontração.

Aqui vos deixamos alguns registos destes momentos em conjunto e esperamos que o ano letivo que está a começar esteja repleto de aprendizagens, partilhas e bons momentos em equipa.

    

A turma do 2.ºA

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It