Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Neste espaço pode encontrar algumas informações:

 

» Objetivos gerais do CATL


• permitir que a criança se sinta segura e confiante no espaço em que está inserida;
• ser promotor das suas aprendizagens e competências, desafiando a curiosidade de cada criança, possibilitando-lhes descobertas e  ações/experimentação ativa;
• permitir que as crianças compreendam a organização da sala, de forma a serem autónomas e independentes num espaço que é delas;
• ser promotor de autonomia, sentido de responsabilidade, iniciativa, escolhas e tomadas de decisão;
• visa que a criança pense criticamente, raciocine e resolva problemas de ordem emocional, racionais e sociais.

» Organização lúdico-pedagógica do CATL


- Apoio escolar

Durante o ano letivo, damos prioridade às atividades escolares da criança. Pretende ser um momento privilegiado destinado a promover e desenvolver competências que permitam ao aluno aprender a aprender.
A qualidade desse acompanhamento, é garantida por uma equipa responsável e dinâmica, com experiencia no acompanhamento pedagógico (Psicóloga, Psicopedagoga e Professora de 1º Ciclo).

Tem como objetivos:

• apoiar os alunos nos seus trabalhos de casa;
• a promoção de metodologias e hábitos de trabalho que favoreçam a autonomia;
• desenvolver a capacidade de aprender;
• promover atividades que permitam a aquisição de métodos e técnicas de trabalho e estudo;
• estimular a leitura;
• desenvolver competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação.

- Atividades e Projetos/Tempos Livres

Este espaço destina-se essencialmente a proporcionar um vasto leque de atividades socioculturais/educativas que procuram contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da cidadania, autonomia, assertividade e resolução de problemas. A qualidade desse acompanhamento, é garantida por uma equipa responsável e dinâmica, (Animador Sociocultural e Professor de Expressão Físico Motora).

Tem como objetivos:

• Desenvolver capacidades de cidadania, através da participação na vida em grupo, possibilitando uma melhor inserção na sociedade;
• Contribuir para a autonomia de cada elemento e do grupo, de acordo com as necessidades de cada um;
• Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, para que o mesmo seja capaz de situar-se e expressar-se num clima de compreensão, respeito e aceitação;
• Promover a liberdade, criatividade, espontaneidade e empatia;
• Promover o desenvolvimento da expressão psico-motora, plástica,  dramática e corporal.

» As rotinas do C.A.T.L.

Grupo da manhã

07h30m / 08h30m - Antecipação
08h30m / 09h00m - Acolhimento
09h00m / 10h15m - Estudo Acompanhado
                              - Tempo de Estudo Autónomo - PIT/ PIE
10h15m / 10h30m - Pausa/ Merenda da Manhã
10h30m / 11h00m - Espaço Exterior/ Espaço Alternativo Interior
11h00m / 12h00m - Estudo Acompanhado
                              - Atividades e Projetos
12h00m / 12h45m - Almoço


Grupo da tarde

13h30m / 14h15m - Almoço
14h15m / 14h30m - Espaço Exterior/ Espaço Alternativo Interior
14h30m / 16h00m - Estudo Acompanhado
                              - Tempo de Estudo Autónomo – PIT/ PIE
                              - Atividades e Projetos
16h00m / 16h30m - Pausa / Lanche
16h30m / 18h00m - Estudo Acompanhado
                              - Atividades e Projetos
                              - Espaço Exterior/ Espaço Alternativo Interior
18h00m / 19h00m - Saídas e Prolongamentos


Nota: A rotina do CATL é flexível, pois é ajustada de acordo com as necessidades da criança.

» Relação Pedagógica – O papel do adulto


O adulto é o mediador da vida da sala, ou seja, ele apoia as crianças quando elas necessitam.
Para isso, ele partilha com as crianças a gestão do espaço, do tempo, dos materiais e dos conflitos. Em tudo isto, a participação e cooperação entre o grupo é fundamental. Neste sentido, o adulto é:

• um auditor ativo, porque provoca e promove a comunicação entre adulto/criança e criança/criança;
• um agente cívico e moral, porque estimula o pensamento crítico e a capacidade de intervenção;
• é um parceiro no processo educativo.

Ao Adulto, elemento fundamental no grupo de trabalho compete:

• criar um ambiente de segurança afetiva;
• observar/conhecer o grupo e cada criança, para que de forma mais fidedigna possa planear, avaliar e consequentemente valorizar a diferenciação pedagógica;
• estimular relações;
• incutir o respeito, a tolerância e a valorização de cada criança,  independentemente da sua cultura ou nível de desenvolvimento;
• propor situações de comunicação entre os alunos;
• favorecer a atividade dos alunos;
• organizar o meio onde decorrem as atividades, os instrumentos a utilizar;
• refletir a intencionalidade educativa;
• proporcionar situações de interação que despertem no aluno motivação para a interação com o objeto do conhecimento;
• proporcionar diversidade e qualidade nas interações com o conhecimento.


» Férias

No período das férias escolares, o CATL promove atividades diversificadas e multifacetadas, dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos.

» Transporte


Como forma de assegurar um transporte efetivo e pontual, o CATL compromete-se apenas ao transporte de crianças que frequentem as escolas EB1, nº12 das Amoreiras, EB1 da Azeda e Escola Básica 2,3 de Bocage.


Para mais informações, contacte a Secretaria do Colégio.

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It