Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

No dia 16 de julho de 2010...

Brincadeiras de Verão


O Verão acaba de chegar
e com raios de sol
logo nos veio abraçar
Nós abrimos a porta e deixámo-lo entrar

Juntos, para o jardim fomos brincar
Que calor que estava!
As brincadeiras tivemos que refrescar
com salpicos de água a soltarem-se no ar

Vamos lá então o Verão animar
com peixinhos para pescar,
a encher e a esvaziar
As gargalhadas logo se começaram a escutar

Assim é bom brincar,
o amigo Verão só veio ajudar!

 

     

     

No dia 25 de maio de 2010...

Semana do Inglês na Creche


A “Semana do Inglês” foi vivida em todo o colégio com entusiasmo e as salas de creche juntaram-se a esta iniciativa com a dinamização de duas actividades.


Um lanche inglês com “scones”:

Na manhã de quarta-feira, confeccionámos uns pãezinhos típicos de Inglaterra, os “scones”, que depois adoçaram o nosso lanche... Um lanche convívio diferente, na Sala Lilás, recriando um dos hábitos tipicamente britânicos - o “Chá das Cinco”. Houve algumas caretas ao provar o chá, pedidos de “mais” scones, sorrisos e boa disposição, funcionando este lanche como uma sensibilização para o conhecimento de uma nova cultura.

 

Story telling “Robby Rabbit”:

Na manhã de sexta-feira, juntámo-nos na bebeteca para ouvir uma história contada pela professora Catarina, professora de inglês no colégio. Estivemos com muita atenção à história, às novas palavras que íamos tentando repetir e, no fim, acabámos todos a dançar e a saltar “jump”, como o coelhinho Robby. Foi assim um primeiro contacto com a língua inglesa, uma nova experiência à qual nem os mais pequeninos ficaram indiferentes!

 

No dia 7 de maio de 2010...

Teatro "Poesia para Bebés"

 

No dia 30 de Abril, o Teatro do Elefante veio à creche apresentar uma nova peça de teatro intitulada: “Poesia para Bebés”. Nesta peça de teatro, a expressão corporal e facial são combinadas com sons de diferentes objectos e ainda com a palavra. A palavra ganha uma grande importância porque, ao longo da peça, vamos escutando uma poesia chamada “A flor vai ver o mar” da autoria de Alves Redol. Esta poesia conta uma história da qual faz parte o boi, o pau, a flor, o sol, o rio… O exagero na entoação e a constante repetição dos mesmos sons apelam à atenção.

Sentados em semi-circulo assistimos à peça em que apenas uma personagem deu vida a muitas outras. De dentro de um cesto iam saindo os objectos que ajudavam a contar a história e a preencher o silêncio que, por alguns momentos, foi quebrado por pequenos comentários ou pela repetição de uma ou outra palavra que tínhamos acabado de escutar.

No final da peça, tivemos oportunidade de experimentar os diferentes objectos e de com eles produzirmos os sons escutados e outros inventados.

 

     

     

No dia 5 de abril de 2010...

A Poesia da primavera

 

Na manhã de sexta-feira,
Juntámo-nos na bebeteca
Para darmos todos juntos
As boas vindas à Primavera!

Ouvimos passarinhos
E sons da natureza,
Ao mesmo tempo lia-se poemas
E na janela... que surpresa!

Apareceram flores, andorinhas,
Borboletas e joaninhas...
Sombras atrás de sombras
Por nós logo reconhecidas!

A Primavera chegou
Para a todos alegrar,
E os mais pequeninos
Acabaram mesmo a dançar!

(Dia 21 de Março:
Dia Mundial da Poesia
e início da Primavera)

 

   

No dia 25 de março de 2010...

Dia do Pai

 

Neste dia dedicado à figura paterna, a manhã começou com a história “Eu e o meu papá”. As crianças da Sala Lilás e da Sala Rosa reuniram-se na bebeteca e foi lá que assistiram à dinamização desta história que foi projectada na parede. Desde logo, as imagens e as sombras começaram a despertar a curiosidade das nossas crianças e, por isso, no final da história, aproveitámos para brincar com as sombras. A estagiária mostrou como fazer um cão e um coelho com a sombra das mãos. Algumas crianças também quiseram tentar, outras apenas quiseram ver a sombra do próprio corpo.

Foi na parte da tarde, depois do lanche, que recebemos os pais das crianças da creche. O espaço da bebeteca estava decorado com balões, almofadas e pequenos ateliês de expressão plástica. Assim que entraram, pais e filhos foram-se sentando em almofadas para juntos escutarem a história “Eu e o meu papá”, mas desta vez contada por um pai da Sala Rosa. Depois da história os nossos pequenotes alegremente entregaram a prenda aos seus papás e juntos envolveram-se na construção de quadros recorrendo a diferentes técnicas (colagem, pintura, desenho com lápis de cor, giz…). O rosto de pais e filhos transpareciam a alegria de viverem juntos momentos simples e únicos como este!

 

     

     

No dia 26 de fevereiro de 2010...

Ginástica com as famílias

 

No dia 9 de Fevereiro, as crianças da Sala Rosa, e no dia 11 de Fevereiro, as crianças da Sala Lilás, tiveram uma aula de expressão físico-motora especial. As famílias foram convidadas a participar nesta aula e a envolverem-se, com as crianças, em diversas actividades motoras.

O entusiasmo dos nossos pequenotes foi visível, fez soltar muitos risos e gargalhadas de alegria. Demonstraram algumas competências adquiridas e que, acima de tudo, gostam muito de ter a família por perto a participar nas actividades do colégio.
Foi bom ter por cá mães, pais e avós, todos juntos dispostos a proporcionar mais esta experiência importante na vida das nossas crianças.

 

     

     

No dia 22 de janeiro de 2010...

Uma história com sons e mímica: “Um dia de chuva”

 

Na manhã do dia 15 de Janeiro juntámo-nos na bebetéca (sala rosa e sala lilás) para assistirmos a uma história diferente. Nesta história não existiam imagens nem palavras, apenas som e movimento. Primeiro foram as educadoras que representaram “um dia de chuva”, nós assistimos acompanhando todos os gestos e expressões. Depois também quisemos entrar na dramatização! A parte de que mais gostámos foi daquela em que tínhamos que correr e abrigar-nos da chuva.

Este momento da manhã terminou com uma dança ao som da música “Inverno” de Vivaldi. Para a chuva imitar fitas azuis e brancas tivemos que agitar sem parar.

 

     

     

No dia 7 de janeiro de 2010...

Animateatro na Creche – “Em busca do barulhinho...”

 

No dia 18 de Dezembro de 2009, assistimos à peça de teatro “Em busca do barulhinho”, realizada pela companhia Animateatro. À nossa espera estava uma sala muito acolhedora, com almofadas fofinhas e elementos coloridos... Entretanto, chiuuuuuu... fez-se silêncio! Começámos a ouvir uma música suave, risos de bebés e, como que por magia, entrámos no sonho mágico daqueles dois seres azuis, embalados pelos seus gestos, emoções e suas descobertas sonoras! E no fim, quando demos conta, também já nós estávamos dentro da história, interagindo com as personagens, brincando e explorando todo aquele cenário!

 

     

     

No dia 25 de novembro de 2009...

Dia Internacional dos Direitos da Criança

 

Na passada sexta-feira, dia 20 de Novembro, celebrou-se os 20 anos de existência da Convenção dos Direitos da Criança.

Como forma de assinalar esta importante data, as educadoras de creche dinamizaram na bebeteca um teatro de fantoches - “Meninos de todas as cores”, para ambas as salas. Porque existem crianças em todo o mundo, crianças diferentes, crianças brancas como a neve, amarelas como o sol, pretas como a noite, vermelhas como as cerejas, castanhas como a terra do chão,... importa reconhecermos essas diferenças desde cedo e aceitarmos as crianças como são!

 

     

     

No dia 13 de novembro de 2009...

O Outono entrou na creche…

 

O vento já começou a soprar e as folhas a voar de um lado para o outro numa espécie de dança de Outono.

Na creche abrimos a porta e deixámos o Outono entrar, trouxe-nos folhinhas com as quais resolvemos dançar ao som de música clássica. Depois da dança decidimos colar as folhas no chão dando mais cor à creche e a possibilidade de fazermos jogos e brincadeiras com as nossas folhinhas.

 

     

 

O Outono bateu à porta
E pediu para entrar…
Trouxe com ele
Folhinhas coloridas
Para nos alegrar

Folhas castanhas,
Vermelhas,
Amarelas…
Cada um com a sua na mão
Prontos para a diversão!

E ao ritmo da música
Começámos a dançar
Folhas em cima
Folhas em baixo
Pareciam mesmo voar… voar!

O Outono chegou assim
A este nosso cantinho…
Pé ante pé
Deixando folhas
Pelo caminho.

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It