Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Um bocadinho de praia

No dia 22 de junho de 2012...

Os raios de sol que agora nos aquecem, despertam-nos para brincadeiras de verão com um “cheirinho” a praia. Foi no pátio exterior que fomos encontrar caixas com areia, conchas, baldes e pás. Tudo isto foi um apelo para a brincadeira começar e não tardámos muito a começar a mexer na areia, a usar as pás e as conchas para encher e esvaziar. Ao fim de alguns minutos de exploração, os nossos braços, pernas, mãos e pés, estavam cobertos de areia e os rostos exprimiam satisfação. No final, as caixas ficaram vazias e o pátio tornou-se num verdadeiro areal.

 

 

 

A Maleta das Imagens

No dia 13 de junho de 2012...

Neste dia o pai, a mãe e a prima da Sofia, vieram lanchar connosco e trouxeram bolinhos para o nosso lanche adoçarem. Depois do momento de convívio à mesa, todos sentadinhos no tapete, aguardávamos por mais surpresas... Foi então que os pais da Sofia nos começaram a mostrar imagens de animais que nós fomos tentando nomear e alguns sons imitar.

Eram muitas as imagens para observar e nomear e o desejo de lhes tocar ainda maior, por isso, foi-nos dada a oportunidade de explorarmos as imagens autonomamente.
Esta maleta faz agora parte da nossa área da biblioteca e, para além de ser um bom recurso educativo, é também uma recordação da Sofia e da sua família.

 

   

“Joaninha voa, voa...”

Dias 22 e 23 de maio de 2012

Com a chegada do bom tempo, chegam também as oportunidades de sairmos da sala e descobrirmos o “mundo” que existe para lá da porta envidraçada que nos deixa espreitar e nos enche de curiosidade.

Foi na semana passada que, na companhia dos nossos coleguinhas da sala lilás, fomos até à quinta, ver os animais, e resolvemos espreitar o que existe na horta. Descobrimos umas plantas tão altas como nós (as faveiras) nas quais apanhámos favas e, nas folhas das faveiras estavam muitas joaninhas que quisemos levar para a sala para as podermos conhecer melhor.

Esta semana, a nossa educadora trouxe um livro com imagens de joaninhas, que partilhou connosco, e que nos ajudou a perceber que as joaninhas têm asas, patas, pintinhas (o número é variável) e até diferentes cores (amarelo, vermelho, cor de laranja...). Depois de observarmos as joaninhas do livro e as que apanhámos na horta, partimos para a construção das nossas joaninhas com material de desperdício.

 

 

 

A borboleta cauda-de-andorinha... já nasceu!

No dia 21 de maio de 2012

Esta segunda-feira, quando chegámos à sala, tivemos uma grande surpresa porque a nossa lagarta da borboleta cauda-de-andorinha que, até agora, estava quieta e sossegadinha dentro da sua crisálida, deu origem a uma linda borboleta. Foi uma grande euforia descobrir que tínhamos uma borboleta dentro da nossa caixa, mas a euforia ainda foi maior quando nos reunimos no jardim para abrirmos a caixa e deixarmos a borboleta voar. Nunca antes tínhamos estado tão perto de uma borboleta e tínhamos tido o privilégio de a vermos voar pela primeira vez. Foi um momento repleto de fascínio e espanto (“oh, a borboleta fugiu!” – Manuel).

 

 

 

Os bichos-da-seda

De 9 a 13 de abril de 2012

Foi através de um teatro de fantoches que descobrimos o que se escondia dentro de uma caixinha que, já há algum tempo, estava na nossa sala. Na janela do fantocheiro, começaram por aparecer pequenos ovos branquinhos, dos quais saiu uma lagartinha pequena e esfomeada que só queria encontrar uma folhinha para comer. A lagartinha comeu, comeu, até que ficou grande e gordinha, “vestiu um casaco” e no seu casulo se escondeu. Quando o casulo se voltou a agitar, uma borboleta de lá saiu a voar. No final desta pequena história, a nossa educadora perguntou-nos: “então o que está dentro da caixa?” e o Manuel respondeu: “borboleta”. Fomos confirmar e afinal eram pequenas lagartinhas chamadas bichos-da-seda. Temos convivido com os nossos amigos bichos-da-seda diariamente, gostamos de os alimentar e até de lhes tocar.

 

 

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It