Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Junho de 2015

Projeto com as famílias: “E SE… partíssemos à descoberta?”

 

Ao longo do ano letivo 2014/2015 na sala rosa, foi sendo dinamizado o projeto com as famílias “E se… partíssemos à descoberta?”, com o propósito de as envolver no processo educativo das nossas crianças e nas rotinas habituais de sala. 

A porta da nossa sala foi-se então abrindo… e as famílias foram entrando e proporcionando-nos vários momentos de descoberta e de partilha! Descobrimos a culinária através da confeção de sopa de legumes, de uma salada de frutas e de bolinhos; mexemos em terra e plantámos flores; descobrimos a alegria de brincar com fantoches e com balões coloridos; ficámos a saber mais sobre os gatos com a visita da gatinha Pepa; explorámos diferentes texturas e ainda experimentamos e brincámos com vários tipos de chapéus!

Obrigada a cada família pela sua colaboração e dedicação.

     

 

A equipa de sala

 

Maio de 2015

O jogo das fotografias…

 

A Raquel fez um jogo connosco no tapete… No saco tínhamos de colocar a mão, para de lá tirar um cartão! Depressa começámos a reconhecer as nossas fotografias, nomeando e apontando para o amigo que nos saiu! Depois, a Ana pediu-nos para segurar o cartão com a nossa fotografia e sentar junto da porta. E ali deparámo-nos com uma novidade – o Mapa das Presenças, tendo sido esse o propósito do jogo das fotografias. Todos os dias costumamos falar sobre os amigos que estão no colégio e os que faltaram por alguma razão e agora temos um mapa para o registar, tendo apenas de colar a nossa fotografia a cores quando estamos presentes. 

   

A equipa de sala

 

Maio de 2015

Um cartão, uma imagem…

 

A Ana trouxe novos materiais para o momento de grande grupo – cartões de imagens reais. Apresentou-nos um por um, sendo que algumas imagens foram logo reconhecidas e identificadas por nós! Ao mesmo tempo que a Ana dizia a palavra, referia também a sua cor, dando-nos o cartão para a mão para o colocarmos no “grupo” de imagens da sua cor. Estes cartões ficam agora na sala, ajudando-nos assim na apropriação das cores e de novas palavras através de diálogos, jogos e brincadeiras.

   

A equipa de sala

 

Abril de 2015

 O “baile dos passarinhos”…

 

Num momento de grupo, do bolso vimos a Ana tirar, passarinhos de tecido que nas nossas mãos começaram a esvoaçar, mais outro diferente que ao soprar, o som dos passarinhos nos fazia lembrar! 

Entretanto, pequenos chilreares começámos a ouvir e rapidamente nos apressámos a descobrir… Era uma gaiola com dois passarinhos verdadeiros lá dentro e foi o delírio vê-los ali à nossa frente, a chilrear, a saltitar e nós a querer tocar, escutar, observar, sem qualquer vontade de nos afastar!

Depois de descobrirmos estes passarinhos, a Raquel bateu à porta vestida de pássaro e uma música no rádio pôs a tocar, convidando-nos a dançar… Abanando os bracinhos e os rabinhos, era o “baile dos passarinhos”!

     

A equipa de sala

 

Abril de 2015

Os nossos passeios de Primavera…

 

Neste mês, o sol da Primavera convidou-nos a sair da sala! 

Passeámos pela primeira vez no sobreiral e ali deparámo-nos com um imenso jardim de flores do campo! Apanhámos e cheirámos muitas flores, escutámos o vento e o cantar dos passarinhos, pisámos a terra e as ervinhas debaixo dos nossos pés, enfim, sentimos e vivemos a Primavera ao ar livre!

Numa outra manhã, fomos até à horta e à estufa do colégio, onde voltámos a apanhar flores, descobrindo também por ali o Sr. António (o senhor que cuida destes espaços) que nos ofereceu uma couve-flor e uma alface para levarmos para a nossa sala e fazermos uma salada para o almoço!

     

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It