Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

“O NABO GIGANTE” – Visita da Alexandra, mãe do Tomás Rosa

Na sexta-feira da semana que passou, tivemos mais uma visita no âmbito do projeto que estamos a realizar em parceria com os pais. A Alexandra, mãe do Tomás Rosa, veio à sala amarela contar-nos a história “O Nabo Gigante” de Alexis Tolstoi e Niamh Sharke e, ainda teve a preciosa ajuda do Tomás, que a ajudava a “ler”.

“O Nabo Gigante” é um conto popular original russo, recolhido e adaptado por Alexis Tolstoi no século XIX.

Fica um pequeno resumo da versão editada pela editora Livros Horizonte:

Era uma vez uma velhinha e um velhinho que viviam numa casinha velha e torta… eles tinham cinco gansos… três gatos… uma vaca castanha… seis canários amarelos… dois porcos… e quatro galinhas sarapintadas.

Os velhinhos foram semear ervilhas, cenouras, batatas, feijões e nabos.

Depois, passaram muitos dias e o velhinho foi tirar o nabo da terra… e o nabo era muito gigante!… ele tentou arrancar o nabo mas não tinha força… e foi chamar a velhinha.

Eles não conseguiram e chamaram a vaca castanha… puxaram com muita força mas não conseguiram… e chamaram os dois porquinhos barrigudos e não conseguiram… e chamaram os três gatos pretos para ajudarem… mas não conseguiram… e depois um gato foi chamar as galinhas sarapintadas… e não conseguiram.

Depois chamaram os cinco gansos… e já estavam todos cansados… e a velhinha teve uma ideia… foi buscar um bocadinho de queijo para caçar… um rato.

Levou o rato para ajudar a puxar o nabo… fizeram muita força… e o nabo saiu da terra e eles caíram para trás… o velhinho caiu em cima da velhinha… a velhinha caiu em cima da vaca… a vaca caiu em cima dos porcos… os porcos caíram em cima dos gatos… os gatos caíram em cima das galinhas sarapintadas… as galinhas caíram em cima dos gansos… e os gansos caíram em cima dos canários… e os canários caíram em cima do rato… Depois os velhinhos fizeram uma panela de sopa de nabo… e todos comeram a sopa… e o ratinho também!

 

 

 

Como a história tinha uma sequência de personagens que iam ajudando o velhinho a puxar o nabo, a Alexandra deixou-nos a proposta de desenharmos estas personagens e, em seguida de as colocarmos pela ordem correta. E, à tarde foi o que fizemos… alguns desenharam as personagens e, depois de recortadas e pintadas, foram coladas, por ordem a seguir ao nabo gigante!

Quando o tempo melhorar, iremos à nossa horta semear nabos… ficaremos à espera de que também como o velhinho desta história, nasça um nabo gigante! Pensando melhor, talvez seja melhor não, pois teríamos de andar a comer sopa de nabo por um mês!

 

 

 

Uma curiosidade…

Como surgiu a dúvida, se o autor deste conto seria o Tolstoi que estávamos a imaginar, fica o esclarecimento:

Alexis Tolstoi (não confundir com o conhecido Leon Tolstoi), nasceu em São Petersburgo a 5 de Setembro de 1817 e morreu a 10 de Outubro de 1875. Foi um poeta russo, dramaturgo e romancista. Ficou conhecido por algumas obras como "O vampiro", " A morte de Ivan o Terrível", " O cavaleiro de prata", "O czar Boris"... e outros romances históricos.

Graduou-se na Universidade de Moscovo em 1836 e passou a maior parte da vida na corte do Czar, servindo como Mestre de Cerimônias e mais tarde como Grão-Mestre da Tapada Real. Aposentou-se do serviço em 1861 para dedicar mais tempo à escrita, sobretudo poesia e escrita de contos, alguns para crianças.


Fica um endereço na internet onde poderão ver o texto e as ilustrações:

http://www.slideshare.net/crebi

 

  

 

Muito obrigada, Alexandra por ter enriquecido o nosso projeto!

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It