Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Setembro de 2014

Atividades de outono

 

O outono é a estação do ano que está mais associada à nostalgia, pois algumas das suas características principais, tais como a queda das folhas das árvores, a baixa da temperatura, as noites que chegam mais cedo e o tom cinza do céu, levam-nos a ter este tipo de sentimento.

No entanto, estas folhas de diferentes cores que caem das árvores de folha caduca são excelentes para fazermos vários tipos de trabalhos na educação pré-escolar e, levam-nos ainda a ter mais um pretexto para sairmos da sala para as procurar. Na sala amarela, iniciámos estas atividades mais típicas de outono colando alguns elementos da natureza para fazer colagens com uma pintura associada. Com as crianças do grupo da tarde, onde estão presentes as mais velhas da sala e, no âmbito da iniciação à escrita, aprendemos a escrever a palavra outono e fomos à procura das letras nos jornais e nas revistas. Fizemos ainda simetrias com algumas folhas que foram trazidas para a sala. 

Como na sexta-feira passada não podemos sair porque tínhamos os biscoitos para confecionar para a reunião de pais, esta semana, foi iniciada com um passeio ao nosso sobreiral, para recolha de algumas folhas e bolotas que vão caindo dos sobreiros aí existentes. Com esta recolha vamos fazer algumas atividade no âmbito da matemática (padrões, sequência numérica e contagem). No grupo da tarde, hoje à tarde fizemos alguns padrões de repetição com as folhas e as bolotas.

Aproveitamos para vos deixar o endereço, onde poderão retirar a receita dos biscoitos que confecionámos (http://www.flagrantedelicia.com/bolachas-biscoitos-e-crocantes/folhas-de-outono/comment-page-1/) e, propomos que  leiam um excelente poema de Eugénio de Andrade sobre esta estação do ano que agora teve início, que se encontra junto da receita.

Para finalizar, sugerimos que façam uma saída ao exterior com os vossos filhos e tragam-nos algumas destas bonitas folhas que se encontram um pouco por toda a parte e, não se deixem levar em nostalgias 

Lembramos que “há uma diferença entre aprender na Natureza e aprender com a Natureza. A Natureza é caprichosa, imprevisível e todos os dias diferente, não é controlável como a tecnologia moderna, mas oferece muitas experiências de aprendizagem. Felizmente, podemos ainda proporcionar às crianças que moram em cidades muitas oportunidades para descobrirem a Natureza de modo independente e imaginativo, ao disponibilizar-lhes bons espaços de recreio exteriores e parques. (…) As crianças aprendem muitas coisas quando brincam no exterior em ambientes naturais, que têm não só a ver com resiliência, mas também com o desenvolvimento da autoconfiança.” Este pequeno excerto foi escrito por Ine van Liempd que trabalha como psicóloga ambiental e especialista na influência do ambiente físico no comportamento das crianças e por Wilma Schepers.

   

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It