Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Março de 2016

Visita da mãe da Mariana

 

Na passada sexta-feira, dia 11 de março, a Vanessa, mãe da Mariana, ainda no âmbito da partilha de experiências e saberes proposto aos pais durante a comemoração da quinzena “Aqui e lá, Portugal além fronteiras” veio à nossa sala falar-nos acerca de Moçambique, a sua terra natal e onde ainda hoje vivem os seus pais, avós da Mariana. 

Trouxe-nos um power point com muitas fotografias, tiradas durante uma visita que fizeram a este país, à algum tempo atrás, com a Mariana. Pudemos ver os edifícios mais emblemáticos da capital, Maputo, as belas praias (praia da Barra e praia de Vilanculos), na província de Inambane e, mostrou-nos também fotos de uma visita ao Kruger Parck, que já fica num dos países vizinhos, a África do Sul. 

Depois de visualizarmos as fotos, vimos alguns objetos de artesanato tradicionais… malas, pulseiras e anéis, máscaras, bonecas, alguns instrumentos musicais e umas calças feitas com um tecido lindíssimo muito usado em África, a capelana.

 

     

A equipa de sala

 

Março de 2016

Visita da mãe do Guilherme

 

No final do mês de março, a Clélia e a Ema – a mãe e a irmã do Guilherme Á., vieram à sala amarela para nos contarem e dramatizarem uma história da autoria de Luísa Ducla Soares, intitulada “Todos no Sofá”. Tal como o nome indica, nesta história entra um sofá, onde alguns animais estão sentados e, a pouco e pouco todos vão saindo.

De forma a dramatizarem a história de forma interativa, a Clélia trouxe algumas máscaras dos animais que entram na narrativa, as quais distribuiu pelas crianças da sala, a Ema foi a narradora desta dramatização e o Guilherme ficou com a personagem do João Perguição.

Todos as crianças tiveram a oportunidade de participar na peça e, foi bastante divertido estarem todos, bem apertadinhos, sentados naquele pequeno sofá!

No final, ainda tivemos o privilégio de ouvir uma música que a Clélia escreveu e cantou para todos, acompanhando com a sua guitarra.

Um muito obrigada, à família do Guilherme, por nos ter proporcionado estes dois momentos tão importantes de interação com a família.

     

A equipa de sala

Fevereiro de 2016

Dia de São Valentim

 

De forma a comemorarmos o Dia de S. Valentim, um carteiro muito especial fez a distribuição das cartas do Correio da Amizade e todos recebos muitas mensagens lindas e diferentes!

Na segunda-feira ainda tivemos a presença dos pais da Maria Rita na nossa sala. A proposta que nos trouxeram para comemorarmos este dia com eles, foi a confeção de umas bolachinhas de chocolate em forme de coração. Foi muito divertido usar as formas para cortar as bolachas e ao lanche deliciámo-nos com estas lindas bolachinhas! Obrigada ao Miguel e à Inês por nos terem proporcionado este momento tão agradável.

     

A equipa de sala

 

Janeiro de 2016

“ Vamos fazer borek” – Visita da família da M.

 

Na sexta-feira, dia 29 de janeiro tivemos a agradável visita da família da Melis na nossa sala. O B., pai da M. e a sua família são oriundos da Turquia, um país magnífico que fica entre a Europa e a Ásia, com alguns costumes bem diferentes dos nossos. 

Aproveitando a visita dos avós da M. a Portugal, a I. lembrou-se de que a avó poderia vir ensinar a confecionar duas receitas típicas da Turquia e, escolheu o borek e um doce de bolacha. A gastronomia turca caracteriza-se por um cruzamento de sabores da Ásia e do Mediterrâneo. Um dos ingredientes que os turcos trouxeram da Ásia foi uma massa fina; um género de massa filo, que é usada para confecionar o borek. Este salgado pode ser de queijo, espinafres, carne ou batata e o que fizemos foi o de queijo.

Durante a visita, como a avó não fala português, o B. aproveitou para nos contar a história do borek. 

Ao almoço comemos o borek e estava uma verdadeira maravilha! E ao lanche foi a vez de comermos o doce de bolacha, que também fez as delícias das crianças.

Obrigada à família da M. por nos ter dado esta oportunidade tão enriquecedora de contactarmos com outra cultura.

     

A equipa de sala

 

Janeiro de 2016

Projeto “As formigas” e proposta aos pais

 

A sala amarela desenvolveu durante o mês de janeiro um projeto com a temática “as formigas”. 

Fica o registo do que as crianças disseram durante a primeira parte da realização deste projeto.

O que sabemos…

Têm quatro patas. F. M.

Quatro patas de cada lado. V.

Duas de cada lado, fazem quatro. F. M.

Eu acho que são três de cada lado. G.

Elas escavam buracos. L.

Elas comem folhas. M.

Podem trazer coisas às costas. M. F.

Eu já vi uma formiga a carregar uma folha. As larvas nascem das formigas com asas. G.

Elas vivem de baixo da terra. M. F.

São castanhas. J.

Algumas são vermelhas. M. F.

São castanhas e pretas. M.

No rabo é vermelho. G.

 

O que queremos saber…

Como é que elas escavam buracos?

Como é que elas poem os ovos?

Porque é que algumas têm asas e não voam?

 

Onde procurar…

Podemos tirar fotos às formigas;

Procurar na televisão;

Na internet;

No facebook;

Nos livros;

Pedir aos pais para ler;

Nos jornais.

     

A equipa de sala

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It