Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Visita da mãe da Joana Balejo

No passado dia 28 de março recebemos a visita da mãe da Joana Balejo, que decidiu vir passar um bocadinho da tarde connosco e partilhar alguns momentos importantes da vida da sua família!

Na bagagem trouxe três álbuns que retratam o crescimento da Joaninha.

O primeiro mostrou-nos todo o processo de gravidez, desde a sua descoberta, até ao nascimento. O segundo revelou-nos como foi o seu primeiro ano de vida e o terceiro contou-nos tudo o que aconteceu de mais importante no segundo ano de vida da Joaninha.

Estes álbuns são memórias de uma fase da vida muito importante: a infância. Todos eles espelham a harmonia, o amor e a felicidade que envolve a nossa pequena princesa no seu dia-a-dia e deram-nos a conhecer muitas experiências vivenciadas pela Joana, para além de nos apresentarem a sua família.

Obrigado à mãe por este momento de partilha, e sempre que quiser apareça, pois é muito bem-vinda!

 

   

Dia do Pai

No passado dia 19 de março decorreu a comemoração do dia do pai no Colégio do Centeio. Em sala aprendemos um poema sobre o pai; ouvimos a história: “Pê de Pai”; desenhámos os nossos pais com recurso a tintas; descrevemos aquilo que eles melhor fazem; e os mais velhinhos até descobriram palavras que começam pelas letras P; A; I de Pai.

Porém, para assinalar este dia, a equipa do colégio também preparou algumas atividades dirigidas a pais e filhos.

Este ano, pais e filhos do colégio tiveram à sua espera uma gincana desportiva, que integrou diferentes propostas de atividades, repletas de energia e muita animação!

Apesar do estado do tempo não ter sido o melhor, todos tiveram oportunidade de usufruir de um momento de convívio no interior do colégio.

Foi um fim de tarde divertido e que mais uma vez aproximou todos os parceiros educativos: crianças, famílias e equipa do colégio!

 

   

Visita dos tios do João Rosa

No passado dia 19 de março recebemos a visita dos tios do João Rosa, que decidiram vir passar um bocadinho da tarde connosco e ensinar-nos algumas coisas que nós ainda não sabíamos sobre os livros!

Descobrimos que existem vários tipos de livros: os livros para ler; para escrever; as bandas desenhadas; os livros impressos; os manuscritos; os livros grandes e pequenos; entre outros. Tivemos oportunidade de observar e explorar todos estes tipos de livros e ainda recebemos como oferta para a nossa sala um livro de um poeta da nossa terra: “Fábulas de Bocage”.

Obrigado aos tios por este momento de partilha, e sempre que quiserem apareçam, pois são muito bem-vindos!

 

 

 

Projeto: “Os meios de transporte”

Durante o mês de fevereiro surgiu a proposta da parte de algumas crianças da sala relativamente à realização de um projeto sobre os transportes, sendo que, através de conversas em grande grupo, o tema suscitou a curiosidade do restante grupo, que após algumas questões partiu à descoberta dos diferentes meios de transporte.

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por nos dividir em três grupos, o grupo dos meios de transporte marítimos, terrestres e aéreos, cada grupo ficou responsável por realizar uma pesquisa no centro de recursos e um registo relacionado com os meios de transporte correspondentes ao seu grupo. Para consolidar as aprendizagens obtidas com a pesquisa, os mais pequeninos realizaram uma ficha em que tinham que descobrir os intrusos, identificando os meios de transporte e os mais velhinhos realizaram uma ficha em que tinham que agrupar, de acordo com um código de cores, os diferentes meios de transporte. Realizaram ainda outra ficha em que tinham que descobrir qual o meio de transporte escondido, sendo que, para os mais pequeninos existia um padrão que tinham que seguir e para os mais velhinhos baseava-se numa sequência numérica que também tinham que seguir. Construímos também um jogo de mesa: “O ABC dos transportes”, que que servia para descobrir quais as letras necessárias para construir os nomes dos meios de transporte; observámos uma apresentação em power point, sobre a segurança rodoviária e os mais velhinhos ainda realizaram uma ficha sobre números e quantidades, em que tinham que fazer a ligação entre a quantidade de meios de transporte e o número correspondente; e uma ficha sobre os peões e os sinais luminosos para peões.

De tudo o que descobrimos, o mais importante foi o facto de percebermos que existem diferentes meios de transporte: aéreos, marítimos e terrestres, algumas das suas características e onde é que cada um é utilizado.

 

   

Projeto: “A chuva”

No início do mês de janeiro explorámos a nova estação do ano que chegou em dezembro: o Inverno. Após alguns dias surgiu uma proposta da parte de um menino para a realização de um projeto sobre a chuva, que suscitou a curiosidade do restante grupo, que após algumas questões partiu à descoberta da origem da chuva e da água em geral.

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por realizar uma série de experiências que nos ajudaram a perceber melhor como é a água. A primeira foi: “À descoberta das propriedades da água”; a segunda foi; “À descoberta dos estados da água – Uma mão de gelo; Deforma uma garrafa sem lhe tocares; A pequena nuvem”; a terceira foi: “Flutua ou não flutua”; e a quarta foi: “Vamos filtrar a água”. Para além das experiências, explorámos a história: “A gota Gotinha”, através de um teatro de sombras; ajudámos a Gota Gotinha a chegar a sua nuvem, através de um labirinto; construímos um mural ilustrativo do Ciclo da Água, fizémos uma pintura à vista das nuvens e realizámos pesquisas em livros e na internet. Os mais velhinhos ainda realizaram dois trabalhos direcionados para a matemática, um no qual tinham que descobrir as diferenças entre dois desenhos do ciclo da água muito parecidos e o outro em que tinham que associar o número à quantidade de gotas em cada nuvem. Realizaram também dois trabalhados direcionados para a área da língua portuguesa, um deles em que tinham que descobrir as vogais das propriedades da água e o outro em que através da exploração de uma história: “Quantas pingas na cidade?”, tinham que completar os nomes das personagens.

De tudo o que descobrimos, o mais importante foi o facto de percebermos que a água não tem cheiro, sabor e cor; que pode estar em três estados: líquido, gasoso e sólido; que quando está congelada ocupa mais espaço; que certos objetos flutuam, o que depende da sua densidade e forma; e que o ciclo da água é composto pelo processo de evaporação e condensação.

 

 

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It