Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

02 de junho de 2015

Manhã Turca

 

No passado dia 02 de junho recebemos na nossa sala a visita dos pais do Davut, que nos trouxeram muitas e variadas surpresas vindas da Turquia.

O primeiro passo foi criar um ambiente turco, sendo que, o pai do Davut colocou música turca para nos levar numa viagem até este país. Por falar em viagem, começámos por descobrir onde fica a Turquia através de um mapa e como lá podemos chegar. 

De seguida, a mãe do Davut jogou connosco um jogo da memória feito pela mesma, que tinha como objetivo principal dar-nos a conhecer algumas palavras em turco. 

Por fim, chegou o momento mais esperado da manhã, uma série de iguarias esperavam por nós, havia chá, delícias turcas e uns deliciosos gelados turcos. Enfim, foi uma manhã deliciosa, de comer e chorar por mais, como se costuma dizer, até os mais céticos arriscaram e saborearam tudo o que nos trouxeram!

No final ainda recebemos uma lembrança originária da Turquia, uma pregadeira com um olho da sorte, foi uma manhã muito divertida e cheia de novidades. 

Obrigada aos pais do Davut pela iniciativa e por todas as surpresas que nos proporcionaram! 

    

A equipa de sala

Junho 2015

Festa de despedida do Gonçalo 

 

Ainda durante o mês de junho o nosso amiguinho Gonçalo decidiu presentar-nos com uma festinha de despedida. 

Convidou uma cientista do MadScience que veio até nós e nos trouxe algumas experiências divertidas, nas quais pudemos participar e aprender coisas novas. 

De tudo o que fizemos, não restam dúvidas de que o mais divertido foi confecionar um gelado e sobretudo prová-lo. Parecia magia o que aconteceu dentro daquela bola, onde começámos por colocar natas e açúcar num compartimento e gelo e sal noutro compartimento, depois brincámos com a bola, passando de amigo em amigo, e num abrir e fechar de olhos, o que tínhamos colocado lá dentro tinha-se transformado num gelado, super fresquinho e delicioso, que serviu de aperitivo para o almoço que se seguiu. 

No fim, ainda recebemos umas bolachinhas personalizadas, confecionadas pelo Gonçalo e pela sua mãe. 

Queremos agradecer ao Gonçalo e à sua família todas estas surpresas e desejar-lhe toda a felicidade do mundo. 

Mil beijinhos com muitas saudades! 

P.S.- Não se esqueçam de nos darem novidades fresquinhas sempre que tiverem possibilidade.

     

A equipa de sala

 

15 de maio de 2015

Workshop: “Os Pirilampos”

 

No passado dia 15 de maio recebemos no nosso colégio a bióloga Raquel Gaspar, que veio até nós para dinamizar um workshop sobre a vida dos Pirilampos.

Com ela aprendemos mais acerca das presas dos pirilampos; como se alimentam; onde vivem; como se reproduzem; o que é a bioluminescência e o significado dos códigos de luz específicos de cada espécie; descobrimos como são algumas das espécies de pirilampos mais comuns; e ainda o porquê de existirem menos pirilampos atualmente. 

A Raquel mostrou-nos um pirilampo real e ainda simulou o seu habitat com o auxílio de algumas luzinhas e de plantas que existem nos locais onde vivem os pirilampos. 

A valência de pré-escolar está a preparar uma exposição que aborda um pouco de tudo o que aprendemos sobre estes seres mágicos e que em breve será exposta para que toda a comunidade escolar a possa observar.

A Sala Azul realizou ainda uma pintura coletiva onde tentámos recriar uma noite de pirilampos dando asas à nossa imaginação e criatividade e tendo por base alguma pesquisa realizada sobre a temática em questão. 

    

A equipa de sala

 

 

 

29 de maio de 2015

Projeto: “Como nascem os bebés?”

 

O Projeto “Como nascem os bebés?” surgiu no final do mês de abril. Este projeto foi proposto por algumas crianças que gostavam de descobrir um pouco mais sobre os bebés e a sua conceção. O restante grupo ficou curiosos e entusiasmado com o tema e juntos partimos todos à descoberta da magia que existe em torno dos primeiros meses de vida de um Ser Humano.  

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, ouvimos três histórias relacionadas com o tema: “Para onde foi o Zézinho?”; “De onde vêm os bebés?”; e “A mamã pôs um ovo”; pesquisámos em livros e na internet; visualizámos o filme: “Era uma vez o Corpo Humano – O Nascimento”; trabalhámos com as famílias em casa, onde descobrimos em conjunto algumas curiosidades sobre a gravidez das nossas mamãs e sobre nós quando erámos bebés, sendo que algumas das mamãs vieram até à nossa sala apresentar os seus trabalhos; e fizemos ainda alguns trabalhos relacionados com o português e a matemática, onde ajudámos através de um circuito e da orientação espacial, o espermatozoide a chegar ao óvulo, completámos a sequência da gestação, desenhámo-nos na barriga da nossa mamã, brincámos ao faz-de-conta simulando uma ida à maternidade e algumas barriguinhas de grávida, e ainda realizámos alguns jogos com palavras sobre o tema, em que tínhamos que descobrir alguns sinónimos e interpretar o significado das mesmas. 

De tudo o que descobrimos, o mais importante foi o facto de percebermos que existem duas células muito importantes no processo de fecundação: o espermatozoide e o óvulo; descobrimos como se desenrola todo o processo de fecundação; descobrimos o desenvolvimento do bebé na barriga da mamã; descobrimos aspetos importantes sobre a mãe e sobre o bebé durante a gravidez; e descobrimos ainda como surgem os gémeos. 

Foi mais um projeto rico em descobertas e com maravilhosas surpresas pelo meio! 

     

A equipa de sala

 

21 de abril de 2015

 Projeto: “A Serra da Arrábida”

 

O Projeto “A Serra da Arrábida” surgiu no princípio do mês de março. Este projeto foi proposto por algumas crianças que gostavam de descobrir um pouco mais sobre a serra que circunda a sua cidade. O restante grupo ficou entusiasmado como já vem sendo hábito e partimos todos à descoberta dos segredos mais profundos que a Serra tem para nos oferecer.  

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por assistir a um documentário: “Arrábida: Da Serra ao Mar”, que nos fala um pouco de tudo o que existe na serra, desde a fauna à flora e aos mais profundos tesouros escondidos na mesma; realizámos uma pintura sobre as formas de relevo e as cores que a serra tem, sendo que, os mais velhinhos ainda tiveram que identificar e nomear as formas de relevo presentes na pintura; construímos um jogo da memória sobre a fauna da serra; fomos até à serra com os nossos papás e partilhámos com os amigos aquilo que descobrimos e vivenciámos. Trabalhámos o português, pintando o animal que mais gostamos e que vive na serra e descobrindo posteriormente como se escreve o seu nome, sendo que os mais velhinhos identificaram e contaram as letras do nome e os mais pequeninos identificaram o nome no seu todo; os mais pequeninos descobriram a letra “A” no nome de alguns dos animais da serra e os mais velhinhos descobriram qual o género de alguns animais da serra. Trabalhámos a matemática, sendo que, os mais velhinhos descobriram as cores da flora da serra através de uma ficha onde tinham indicações com numeração ordinal para pintar as flores; os mais pequenos descobriram as cores de algumas flores através de indicações dadas com base nos conceitos: baixo e alto. Fomos ainda procurar elementos da flora da serra no espaço exterior do nosso colégio. 

De tudo o que descobrimos, o mais importante foi o facto de percebermos quais as formas de relevo da serra; o que é que existe na serra: praias, gruta da lapa de Santa Margarida, Forte de Santa Maria da Arrábida, Convento da Arrábida, etc; a sua fauna; e a sua flora. 

Foi mais um projeto rico em descobertas e com maravilhosas surpresas pelo meio! 

     

A equipa de sala

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It