Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Junho de 2016

Projeto "Plantas"

      

A equipa de sala

 

31 de maio de 2016

Participação dos pais no projeto: “O que mais gosto de fazer com a minha família”

 

Foi solicitado a todos os pais a participação num projeto de sala proposto pela estagiária Vanessa. O projeto visava abordar a temática do trabalho com as famílias e promover o envolvimento das mesmas no dia-a-dia do colégio, através da partilha de momentos agradáveis em família. Desta forma, cada família partilhou connosco aquilo que os seus filhotes mais gostam de fazer com os seus pais e para tal, realizaram um registo com fotos, desenhos e colagens e posteriormente escolheram uma dessas atividades e realizaram-nas na sala azul.

Recebemos muitos pais que partilharam connosco algumas das brincadeiras que mais gostam de fazer com os filhos e que pudemos também experimentar. Fizemos bolos, pizzas, jogos de puzzles, jogos com balões, jogos com tablet e andámos de bicicleta. 

Com todas estas partilhas, vivenciámos momentos agradáveis em grupo, novas experiências, novas aprendizagens e principalmente momentos divertidos e enriquecedores. Um muito obrigado a todos os que disponibilizaram um pouco do vosso tempo para vir até à sala azul! 

       

A equipa de sala

 

 

 

 

 

 

26 de maio de 2016

Projeto: “O Esqueleto”

 

O projeto “O Esqueleto” surgiu no final do mês de maio. Este projeto foi proposto por algumas crianças que gostariam de descobrir um pouco mais sobre esta temática, como por exemplo, porque os ossos são tão fortes e como os movimentamos. O restante grupo achou a ideia interessante e partimos todos à descoberta do nosso esqueleto. 

Iniciámos este projeto com um vídeo intitulado: “Era uma vez o Corpo Humano - o Esqueleto”. De seguida construímos o nosso próprio esqueleto, através da silhueta de um de nós e fomos desenhando os ossos que o constituem. Como suporte, utilizámos livros que abordam o tema e colocámos o nome dos principais ossos do nosso esqueleto. 

Descobrimos que existem diferentes alimentos que fazem bem aos nossos ossos e que os ajudam a crescerem fortes e saudáveis. Desenhámos um esqueleto e procurámos em revistas os alimentos e colámos junto ao mesmo. Para finalizar fizemos o contorno da nossa mão e utilizámos lã para representar os ossos, ainda houve tempo para aprender o nome dos ossos da mão, sendo esta a parte do nosso corpo que tem mais ossos. Com este projeto trabalhámos o português, desenvolvendo a linguagem oral e aumentando o vocabulário, através das palavras novas que descobrirmos. Trabalhámos também a matemática quando descobrimos quantos ossos existem no nosso esqueleto. 

 E ainda trabalhámos o conhecimento do mundo, através da descoberta de alguns animais invertebrados e de outros vertebrados. 

Foi um projeto que trouxe sem dúvida novas descobertas. 

     

A equipa de sala

 

 

 

 

 

Abril de 2016

Projeto "Os macacos"

 

O Projeto “Os Macacos” surgiu no início do mês de fevereiro, tendo-se estendido até agora, dadas as datas temáticas que foram surgindo e as férias da Páscoa. Este projeto foi proposto por uma criança do grupo que adora animais, mas como também os outros têm um fascínio por animais interessaram-se logo por descobrir um pouco mais acerca dos primatas, nossos parentes próximos.  

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por fazer uma pequena pesquisa no nosso centro de recursos acerca do tema. De seguida, ouvimos a história: “O Macaco que Ficou sem Rabo” e o grupo da tarde preparou uma apresentação teatral para os amigos, que após vários ensaios e apesar do nervosismo dos atores, foi um sucesso. Com base nessa história e porque a mesma era uma história de rimas, descobrimos essas mesmas rimas e brincámos com as mesmas, inventando outras rimas para essas palavras. Um dos nossos amigos trouxe um livro da coleção: Era uma vez o Homem, através do qual trabalhámos a evolução da espécie humana, recorrendo a uma pintura coletiva das principais fases dessa mesma evolução e ainda visualizámos um filme que ilustrava todo esse processo. Ainda recorremos às colagens para decorar os primatas que cada um mais gosta e descobrir a variedade de espécies que existem.  

De tudo o que descobrimos o mais importante foi o facto de termos descoberto a evolução da espécie humana, as várias espécies de primatas, o facto de eles serem mamíferos, a forma como eles vivem e a sua alimentação. 

Foi mais um projeto rico em descobertas e com momentos bem divertidos pelo meio! 

     

A equipa de sala

Abril de 2016

A primavera:  roupas, flores, pauzinhos e pedrinhas!

 

Com a chegada da Primavera e como esta ainda estava um pouco envergonhada decidimos começar a descobri-la ainda em sala, com recurso a colagens de recortes de revistas, todos eles relacionados com a estação do ano que tardava em chegar. Fizemos trabalhos maravilhosos que uniram as colagens aos desenhos e nos permitiram dar asas à nossa imaginação e criatividade.

Posteriormente e como o sol acabou por espreitar entre as nuvens, aproveitámos para ir até lá fora como já vem sendo hábito, mas desta vez tínhamos um mundo renovado de cores e cheiros para descobrir!

 Descobrimos variadas ervas e flores silvestres, pauzinhos e pedrinhas de diversas cores e formas e com eles fizemos obras de arte no chão do exterior do 1º CEB e trabalhámos mais uma vez uma outra forma de arte: “A Land Art”. 

Mas desta vez, e porque as flores abundavam construímos joias de flores, que nos ficaram muito bem. Por fim, pensámos o que poderíamos fazer com os paus e pedrinhas que tínhamos recolhido e surgiu a ideia de construírmos um jogo do galo para a nossa sala!

Enfim, uma imensidão de coisas que podemos fazer com elementos da natureza, foi o que esta Primavera nos deu a descobrir, agora resta-nos continuar a reinventar a cada dia que passa.

     

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It