Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

12 de maio de 2017

Dia da Mãe

 

No dia 8 de maio, celebrámos no nosso colégio mais um dia da mãe. Neste dia, mães e filhos realizaram uma caminhada pela natureza onde tiveram oportunidade de observar a fauna e a flora envolvente, respiraram ar puro e exercitaram o corpo. Durante a caminhada cada família tinha como objectivo fazer um raminho de espiga, em que tinham de apanhar: flores silvestres, um raminho de oliveira e espigas. Os raminhos ficaram a secar no nosso colégio e foram levados para casa no dia da espiga, dia 25 de maio.

Em sala, como habitualmente, fizemos uma prenda para a mãe, um lindo saco de pano pintado pelos filhotes. Os sacos ficaram lindíssimos!

Os mais pequeninos descobriram as letras que compõem o nome da sua mãe com recortes de revistas e organizaram-nas corretamente.

Os mais crescidos procuraram as letras do nome das mães nas revistas, organizaram-nas e depois identificaram palavras que rimam com o nome das suas mães.

Com base na leitura de uma história sobre as mamãs fizemos o retrato da nossa mãe, com recurso a pinturas e colagens. 

Por fim recebemos a visita de uma mãe, a mãe do D. M., que quis partilhar connosco uma canção sobre a temática do Dia da Mãe, que encantou os meninos da Sala Azul.

     

A equipa de sala

 

28 de abril de 2017

Teatro "A viagem da baleia azul"

 

Durante o mês de maio foram muitos os preparativos para o grande dia. Começámos por pintar cenários, adereços e afins!

Até chegar o dia foram inúmeros os ensaios que fizemos, mas pode-se dizer que aquele que correu melhor foi o momento em que estávamos perante todos vós!

Aqui ficam algumas fotos dos bastidores, minutos antes da entrada em palco!

Durante o teatro divertimo-nos imenso e parecíamos verdadeiros profissionais. Foi um momento onde explorámos a expressão dramática, que nos permite desenvolver capacidades de comunicação e expressão e melhorar a postura em momentos de exposição a um grande público, competências verdadeiramente importantes ao longo de toda a nossa vida. Desta forma, pretendemos dar continuidade a esta nossa veia artística. Queríamos deixar um agradecimento especial a todas as famílias que construíram esta história em conjunto e também à estagiária Vanessa que proporcionou este momento, dado o seu trabalho com as famílias. 

     

A equipa de sala

 

A equipa de sala

28 de abril 2017

Projeto: “As múmias”

 

O Projeto “As Múmias” surgiu no âmbito de um passeio de fim de semana de algumas crianças à exposição: “Tutankamon – Tesouros do Egipto”, que suscitou algumas dúvidas, como por exemplo, como são as múmias e porque que é que existiam? 

Foi um projeto longo e interrompido algumas vezes por datas temáticas, mas dado o interesse que surgiu achámos que seria importante para o grupo dar resposta a todas as dúvidas.

omeçámos por fazer pesquisas sobre as diferentes pirâmides existentes e posteriormente construímos umas pirâmides com recortes de cartolina, ordenando-os de por ordem decrescente. 

Depois destas descobertas representámos pirâmides com legos e até em pinturas livres.

Depois de pesquisarmos acerca das múmias, numa pequena brincadeira recriámos algumas múmias, enrolando-as com ligaduras.

Nas nossas pesquisas descobrimos também que os egípcios tinham um alfabeto diferente do nosso e cada um de nós descobriu como se escreve o seu nome utilizando os hieróglifos.

O sistema de numeração egípcia também era diferente do nosso e como tinha por base o agrupamento de símbolos, trabalhámos a contagem e a associação ao nosso número. 

Visualizámos um pequeno filme: “Era uma vez – Vales Férteis”, onde descobrimos como se vivia naquela época e como foram contruídas as pirâmides.

Por fim, e como todos nós gostaríamos de experienciar, nem que fosse por um dia, a oportunidade de sermos Faraós e Cleópatras, representámos a nossa cara com adereços que os mesmos utilizavam na época.

De tudo o que descobrimos o mais importante foi o facto de termos descoberto o estilo de vida da época; como se procedia para construir uma pirâmide; o que é uma múmia e porque se mumificavam as pessoas mais importantes da época; o que levavam consigo para os seus túmulos; o que é um sarcófago; a importância do rio Nilo para o Egipto; os hieróglifos; e o sistema de numeração egípcia. 

    

A equipa de sala

 

28 de abril de 2017

Visita à horta: plantar alfaces

 

No final de mês de março fomos plantar umas alfaces na nossa horta e que bonitas elas estavam, todos anisávamos pelo dia em que as iríamos colher.

Ao longo do mês fomos tratando delas, tirando as ervas daninhas que por ali apareciam, regando-as, para que elas crescessem e ficassem boas para colher.

Numa manhã fomos até lá e levámos os nossos caderninhos naturalistas e lá registámos aquilo que observámos.

Ao longo do mês fomo-nos apercebendo que algumas das nossas alfaces desapareceram, pois as toupeiras que por ali vivem foram comendo algumas delas, mas como sobraram muitas, já no final de abril fomos colhe-las, pois já estavam bem crescidinhas. As folhas que caíram delas demos à cabra Elias, que se deliciou com as nossas alfaces e no final do dia cada um de nós pôde levar a sua alface para casa.

Prometemos que assim que tivermos novos alimentos iremos colhê-los, para que em vossas casas possam confecionar mais receitas com alimentos plantados, tratados e colhidos por nós. Poder crescer num Colégio com uma horta é mesmo um dos nossos maiores tesouros!

     

A equipa de sala

06 de março de 2017

Projeto: “Os Planetas”

 

O Projeto “Os Planetas” surgiu no início do mês de fevereiro. Este projeto surgiu a propósito da leitura de um livro que um menino nos trouxe e que falava acerca do tema em questão, o que suscitou algumas dúvidas. 

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por fazer uma pesquisa no nosso centro de recursos para recolher alguns livros que abordassem o tema.

Fizemos uma pintura coletiva acerca do Big Bang  

Fizemos uma pintura em que nos retratámos como sendo astronautas e onde pudemos sonhar com o planeta que gostávamos de visitar!

A propósito dos astronautas, trabalhámos competências da matemática, completando a sequência numérica e descobrindo o meio de transporte utilizado por eles para chegar ao espaço.

Ouvimos uma história intitulada: “3,2,1 cama!”, que nos falava de um menino que viajava de foguetão de planeta em planeta e decidimos construir um foguetão a três dimensões, para também nós através da nossa imaginação viajarmos pelo espaço.

  Trabalhámos com as famílias e construímos seres vindos de outros planetas, demos asas à nossa imaginação e criatividade…

Fizemos uma pintura do sistema solar, utilizando uma técnica de pintura diferente com giz e leite. 

Construímos também o sistema solar em grupo, com recurso a colagens e que ficou como mobile para a nossa sala.

Por fim descobrimos as estrelas através de uma história e a Inês mostrou-nos que existem muitas estrelas e que juntas formam constelações.

Cada um de nós escolheu a sua constelação e construiu-a com palitos e gomas e que deliciosas estavam!

De tudo o que descobrimos o mais importante foi o facto de termos descoberto uma das teorias do surgimento do universo: O Big Bang; a nossa galáxia: Via Láctea e os planetas que a constituem; a Lua e as suas fases; o Sol e a sua importância; os astronautas e a sua profissão; as naves espaciais e os foguetões e as suas funções; as constelações; e os extraterrestres.  

Foi mais um projeto rico em descobertas e com momentos bem divertidos pelo meio! 

      

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It