Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Novembro de 2017

São Martinho…

 

Nos dias que antecederam o dia de São Martinho a sala Azul ouviu a famosa Lenda de São Martinho: 

- Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! 

Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

 

Após conhecermos a lenda e a sua sequência, construímos uns fantoches com as personagens e os cenários principais e com o apoio de um flanelógrafo partilhámos a lenda com a turma do 2º ano. 

No dia 10 de novembro realizámos mais uma vez a nossa  feira de outono, onde tal como tem sido hábito prevaleceu o convívio, não faltavam castanhas assadinhas com sal, tal como nos diz a canção e muita música. Porém e sendo o São Martinho uma data em que se comemora a partilha, promovemos mais uma vez uma feira de outono de cariz solidário. Os artigos e iguarias à venda (Sala Azul – biscoitos de limão e bolo de abóbora) foram construídos e confecionados pelos alunos do colégio, que também foram os responsáveis pela sua venda, sendo que, toda a comunidade educativa teve a oportunidade de celebrar este Magusto de forma diferente. Este ano os lucros reverteram para a intervenção social/ambiental – reflorestação das florestas e bosques, a favor da Campanha “Uma árvore pela floresta”, iniciativa resultante de uma parceria entre a Quercus e os CTT. 

 

Enfim, um S. Martinho vivenciado com um grande espírito de solidariedade, não só da parte das crianças que deram o seu contributo, como das suas famílias, às quais queremos dar o nosso agradecimento pela sua participação nesta feira que foi mais uma vez um sucesso e que certamente irá ajudar muitas famílias.

     

A equipa de sala

 

 

 

Novembro de 2017

Projeto: “As Tartarugas”

 

O Projeto “As Tartarugas” surgiu no início do mês de outubro. Este projeto surgiu em grande grupo, quando uma das crianças referiu que gostava de descobrir mais sobre estes animais, sendo que, surgiram algumas curiosidades sobre o modo de vida destes seres.

Fizemos imensas coisas ao longo do projeto, sendo que, começámos por visualizar um pequeno filme, que nos deu a conhecer as diferentes espécies de tartarugas existentes e o seu estilo de vida.  

Após a visualização do filme cada um de nós organizou uns desenhos que representavam o ciclo de vida da tartaruga. 

 

Cada um de nós construiu uma tartaruga com materiais reciclados e decorou-a tendo em conta as características da espécie que escolheu. 

Depois tivemos oportunidade de ver e tocar numa tartaruga embalsamada que temos no nosso centro de recursos e descobrimos mais de perto as diferenças entre as tartarugas terrestres, marinhas, e de água doce, que representámos em grupo, com recurso a tintas a através dos quais descobrimos a morfologia das tartarugas. 

A Carolina leu-nos uma história intitulada: “A viagem da tartaruga Joaquina”, e após essa leitura fizemos uma ficha sobre as simetrias, com base nos animais que apareceram na história.

Ainda a propósito da história, construímos uns fantoches com pacotes de leite, que utilizámos para representar, numa peça de teatro com o fantocheiro, que um pequeno grupo, apresentou às restantes crianças da sala azul.

De tudo o que descobrimos o mais importante foi o facto de termos descoberto a morfologia das tartarugas, o seu ciclo de vida, a sua alimentação e as várias espécies de formigas existentes. 

Foi mais um projeto rico em descobertas e com momentos bem divertidos pelo meio! 

     

A equipa de sala

20 de outubro de 2017

“Chegou o Outono”

 

Desde o final do mês de setembro que temos vindo a descobrir as surpresas que o Outono nos reserva. Antes de mais queríamos agradecer a participação dos papás na recolha das folhinhas, pois com a vossa ajuda os nossos trabalhos ficaram ainda mais ricos. 

Começámos por ouvir uma história intitulada: ”O Livro Laranja do Outono”, que nos fala dos segredos do outono e daquilo que ele nos traz e de seguida partimos à descoberta desses segredos, recolhendo também muitas bolotas, folhas, frutos e outros elementos da natureza. 

 

Fizemos uma pintura com uma técnica nova, utilizando cotonetes, sendo que, através desta pintura reproduzimos as árvores do outono. 

Por fim, utilizámos as folhas para trabalhar os conceitos de pequeno, médio e grande e as cores características do outono.  Depois de agruparmos por tamanhos, selecionámos qual o tamanho que queríamos e recorrendo a esponjas estampamos as folhas que escolhemos, efetuando no fim a contagem das mesmas. 

     

A equipa de sala

 

20 de outubro de 2017

Dia da Alimentação

 

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, começámos o nosso dia com uma pequena conversa sobre a alimentação saudável, tendo por base a roda dos alimentos e com a leitura da história: “Batata chaca- chaca”, de Yara Kono, Planeta Tangerina, que nos fala de uma menina, Yara Kono que tem convidados para o almoço e não lhe faltam ideias para preparar uma refeição bem saborosa. Mas precisa de uma mão (duas!) dos leitores para conseguir ter os pratos prontos a tempo.

Quem quer ajudar a preparar todas as receitas? Transformado em bancada de cozinha, este livro vai pôr os leitores a lavar, cortar, amassar, temperar... mas não só.

Entre tachos e panelas, vão aparecer algumas tarefas mais inesperadas como fazer saltar as misteriosas batatas chaca-chaca... Enfim, uma história muito divertida e interativa, onde todos puderam “pôr a mão na massa”. 

 

Ainda no seguimento da mesma, cada um de nós escolheu o seu preferido, de todos os que apareceram na história. Com recurso à pintura e a colagens juntámos todos os ingredientes necessários a cada receita e enchemos a nossa mesa e o nosso fogão de “comidinha”.

 

     

A equipa de sala

 

 

Setembro de 2017

Jogo "Quem é quem?"

 

No início do mês de setembro realizámos algumas atividades relacionadas com o conhecimento de si e dos outros. 

A descoberta de cada criança e do grupo aconteceu desde os primeiros dias, com alguns jogos de apresentação. Porém este ano foi com a ajuda dos papás que fizemos o mais divertido de todos os jogos: “Quem é quem?”. Cada família escreveu uma carta, onde descreveu fisicamente a criança e falou dos seus gostos, ocultando a sua identidade, nalguns casos apareceram também fotos de alguns membros da família, sem nunca aparecer a criança em questão, para manter o efeito surpresa. O objetivo era dar pistas aos restantes membros do grupo da Sala Azul, para descobrirem em conjunto qual a criança a que se referia a carta. 

Ao longo dos dias fomos abrindo as cartas e o fator surpresa estava sempre presente, o que causou imenso entusiasmo e curiosidade ao grupo. A descoberta da criança a que se referia a carta era o momento mais esperado todas as manhãs! 

Após termos aberto todas as cartas e depois de nos vermos bem ao espelho, cada um fez o seu auto retrato, desta vez utilizando uma técnica diferente, com papel de alumínio, que simula o espelho e caneta de acetato, que destaca o desenho.

 

     

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It