Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Abril de 2017

“Alfaces e toupeiras”

 

Num dos nossos diversos momentos em que fomos à nossa horta pedagógica, apercebemo-nos que algumas das nossas alfaces tinham desaparecido e que no meio de algumas existia um grande monte de terra. De certeza que eram toupeiras!…e fomos investigar.

Com medo que nos desaparecessem mais alfaces, decidimos apanhá-las e cada criança levou uma alface para sua casa. 

Em sala, realizámos um pequeno projecto sobre as toupeiras. Durante as nossas pesquisas descobrimos como é o corpo deste animal, o que comem e onde vivem. Algumas crianças trouxeram alguns livros que nos ajudaram nas pesquisas e algumas famílias partilharam formas de como poderíamos afastar as toupeiras da nossa horta.

    

A equipa de sala

Abril de 2017

“Ação de Sensibilização”

 

A sala laranja em conjunto com o 3º ano realizou uma acção de sensibilização junto da comunidade no âmbito do Projecto das Árvores que realizámos em conjunto. 

Desta forma decidimos construir uns panfletos, em que os alunos da turma do 3º ano foram os responsáveis pela realização do texto e as crianças da sala laranja apoiaram na ilustração dos mesmos.             

Depois dos panfletos sobre a preservação das árvores estarem finalizados, numa manhã após a fruta, realizámos um passeio pela comunidade envolvente do colégio e junto de alguns estabelecimentos comerciais distribuímos os panfletos. 

O objectivo desta nossa acção era sensibilizar a população para a importância das árvores e os cuidados que devem ter com as mesmas.   

     

A equipa de sala

Março 2017

“Um almoço especial”

 

Nasceu no nosso colégio um novo espaço no exterior… a nossa velha estufa deu lugar a um agradável alpendre junto da horta da quinta pedagógica. Eis que nos surgiu uma grande ideia! Que tal fazermos um piquenique? A ideia foi aceite com grande entusiasmo por todos e não perdemos tempo…um certo dia, levámos o nosso almoço para o alpendre e todos juntos realizámos um delicioso piquenique.

O canto dos passarinhos, o silêncio da natureza, o ar puro que respirámos e toda a calmaria que nos envolvia abriram-nos o apetite para um almoço que tanto entusiasmo nos trouxe. 

Depois de comermos ainda houve tempo para brincarmos um pouco no exterior do 1º ciclo.

No final estávamos todos de coração cheio com esta vivência…como é bom estarmos no campo!

Esta será sem dúvida uma experiência a repetir!

     

A equipa de sala

Março 2017

Quinzena da Natureza…

 

Durante a quinzena da natureza, com o objectivo de observarmos o espaço físico e natural do nosso colégio, a sala laranja realizou um desenho à vista do Sobreiro Mágico que se encontra na zona do Sobreiral. Com os nossos olhos bem atentos aos pormenores, iniciámos o desenho com o lápis de carvão e terminámos com os lápis de cor que serviram para dar cor ao nosso desenho à vista.

Durante esta quinzena fomos diversas vezes até à nossa horta, plantámos, regámos, observámos o crescimento das plantações, cuidamos da nossa horta retirando algumas ervas daninhas e mais uma vez utilizámos o desenho como forma de registo. Numa das visitas à nossa horta, transformámo-nos nuns verdadeiros agricultores e plantámos alfaces, couve portuguesa e bróculos. Posteriormente, e com o objectivo de observarmos as nossas plantações, utilizámos o nosso caderno naturalista para fazer o registo dos legumes que tínhamos plantado.

     

A equipa de sala

Setembro de 2016

“Apresentação do grupo da Sala Laranja”

 

Durante o mês de setembro realizámos na sala laranja algumas atividades relacionadas com o reconhecimento do espaço do colégio e o conhecimento do grupo da sala laranja.

Com o objetivo de nos apresentarmos ao grupo, a equipa de sala desafiou as famílias e cada uma das crianças a construírem uma história, na qual a criança era a personagem principal. Já em sala, os trabalhos foram apresentados ao grupo. Para além de cada uma das crianças ter tido a oportunidade de se dar a conhecer ao restante grupo, esta foi também uma forma de promover a linguagem oral e fomentar na criança o desejo de comunicar perante o outro.

Para nos apresentarmos à comunidade educativa do nosso colégio, realizámos em sala o nosso auto retrato com materiais de desperdício, tais como: cartão, revistas e jornais!

     

A equipa de sala

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It