Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Vamos construir uma floresta!

A primavera chegou e com ela a vontade ainda maior de conhecer e explorar a natureza que nos rodeia.

No âmbito das nossas tardes de animação socio-cultural, a sala verde e a sala amarela, inspiradas na obra de Luisa Ducla Soares, decidiram construir uma floresta com materiais de desperdício, cruzando assim as aprendizagens sobre as florestas com a importância de comportamentos ecológicos e de reutilização de materiais.

Assim, com cartão, rolos de papel de cozinha, restos de papel colorido e de papel de cenário, cada um de nós construiu a sua árvore, procurando respeitar as indicações dadas no poema (adaptado) Plantar uma Floresta:

 

Quem planta uma floresta
Planta uma festa.
Planta a música e os ninhos,
Faz saltar os coelhinhos.
Planta o verde vertical,
Verte o verde,
Vário verde vegetal.
Planta o perfume
Das seivas e flores,
Solta borboletas de todas as cores.
Planta abelhas, planta pinhões
E os piqueniques das excursões.
(…)

Luísa Ducla Soares
A gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca
Lisboa, Teorema, 1990

 


 Juntámos todas as nossas árvores e, no corredor do nosso refeitório, montámos uma linda floresta, em homenagem à preservação da nossa natureza!

O que fazem os bombeiros?

No âmbito do projeto curricular do nosso colégio, Colégio do Centeio : espaço seguro e potenciador de aprendizagens, temos trabalhado várias questões relacionadas com o plano de segurança e com as medidas a tomar em caso de incêndio ou de sismo.

Com o intuito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em sala, recebemos a visita do Bombeiro Carlos do Ó, que, no dia 3 de abril, gentilmente se deslocou ao nosso colégio para nos falar um pouco sobre a sua profissão e sobre quais são as competências de um bombeiro.

Explicou-nos com clareza que a função do bombeiro é ajudar as pessoas quando estas necessitam, seja por motivos de incêndio, acidente, sismo, necessidade de transporte adequado ou ainda para resgatar animais.

 

   

 

Após assistirmos atentamente a esta apresentação, regressámos à nossa sala e, pouco depois, soou o alarme, razão pela qual todas as valências fizeram o exercício de evacuação, tal como treinado várias vezes anteriormente e, uma vez mais, provámos que somos capazes de responder a este sinal de emergência adequadamente!

Projeto dos Planetas

No final do mês de janeiro iniciámos na nossa sala um projeto sobre planetas. Inicialmente procurámos conhecer melhor alguns conceitos mais gerais sobre o Universo.

Descobrimos o que é uma galáxia, o que são as estrelas, quais as diferenças entre estrelas e planetas e por mim chegámos ao sistema solar.

Aprendemos os nomes dos planetas e pesquisámos um pouco sobre cada um deles.

Na reunião de pais, os pais e as mães ajudaram-nos a construir um sistema solar, pintando os diferentes planetas.

 

   

 

Depois, à medida que fomos aprendendo coisas sobre cada um deles, acrescentámos essa informação ao placard do sistema solar!

Mais tarde, construímos o nosso próprio sistema solar, desta vez em 3D.

 

 

   

 

Realizámos também algumas atividades no âmbito da aquisição e consolidação de competências da linguagem oral e abordagem à escrita, nomeadamente sopas de letras e distinção de consoantes e vogais, e da matemática, associando um número a uma quantidade.

O planeta Terra, por ser o nosso planeta, ficou para o final e estamos agora a terminar a nossa pesquisa, que em breve partilharemos convosco!

Participação das Famílias – Visita da mãe do Gabriel

No âmbito do nosso projeto sobre os planetas, a mãe do Gabriel disponibilizou-se para vir à nossa sala falar sobre a Lua, sobre a sua formação e sobre as diferentes fases. Assim, no dia 6 do mês de fevereiro tivemos oportunidade de recebê-la no nosso centro de recursos e aprender imensas coisas.

Começámos por falar da formação da lua, da razão pela qual ela orbita em torno da Terra, da existência de crateras na lua, da existência de outras luas, de naves espaciais e astronautas e, entre outras coisas, das diferentes fases da lua.

 

 

 

A Telma, mãe do Gabriel, trouxe consigo alguns materiais que adorámos, entre eles: um puzzle do sistema solar; um projetor que reproduziu no teto imagens reais da lua, de naves espaciais, astronautas, crateras e outros planetas; e ainda um candeeiro em forma de lua que é possível estar mais ou menos iluminado, representando as diferentes fases da lua.

 

 

 

Foi uma manhã muito interessante, permitiu-nos aprender ainda mais coisas para completarmos o nosso projeto dos planetas.

Obrigada Telma pela visita!

Dia do Amor

No dia 14 de fevereiro o nosso colégio encheu-se de corações e sorrisos para celebrarmos o dia de S.Valentim, ao qual chamámos o dia do amor.

No tapete tivemos uma pequena conversa sobre o amor, sobre o que cada um acha que este sentimento é. Mais tarde fizemos um registo deste momento.

Juntámos depois todos os registos e colocámo-los num coração gigante, a enfeitar o vidro da nossa sala.

 

 

Durante a manhã recebemos ainda a visita do Sr. Carteiro, que distribuiu toda a correspondência que estava no correio da amizade.

 

 

 

Gostámos muito de receber cartas dos nossos amigos e dos nossos pais!

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It