Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

abril de 2014

Projeto das lagartas e borboletas

 

No final do mês de fevereiro chegaram à nossa sala alguns ovos e algumas lagartas da couve, bem como minúsculos bichos da seda para tomarmos conta. A chegada destes novos amigos acabou por vir ao encontro de uma vontade do grupo, realizar um projeto sobre lagartas e borboletas, para as ficarmos a conhecer melhor.   

Para além da pesquisa que realizámos no âmbito do projeto, ficamos também responsáveis por alimentá-los e tratar dos seus habitats. Com este projeto ficámos, entre outras coisas, a saber que existem borboletas diurnas e borboletas noturnas, que se distinguem entre si pelos horários de maior atividade, pela posição em que colocam as asas quando estão em repouso, pelas cores que assumem e também pelo formato das suas antenas.

Aprendemos também que nem todas as lagartas fazem casulo, a grande maioria faz uma crisálida para sofrerem a metamorfose no seu interior. As responsáveis pela fama do casulo são as lagartas do bicho da seda, que são as únicas que o fazem. No âmbito deste projeto desenvolvemos também algumas atividades na área da matemática (conjuntos, simetrias, padrões) e na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem (Divisão silábica e reconhecimento de vogais.)

Foi otimo podermos acompanhar o ciclo de vida completo destas fantásticas criaturas, desde que chegaram à nossa sala já conseguimos libertar duas borboletas da couve e as restantes lagartas, da couve e da seda, então todas em crisálida/casulo.

   

A equipa de sala

 

abril de 2014

Passeio ao Museu do Trabalho

 

No âmbito da Quinzena do Património e como forma de conhecermos um pouco mais acerca da história e da cultura de Setúbal, no dia 28 de março partimos à descoberta do Museu do Trabalho, intitulado de Museu Michel Giacometti, etnomusicólogo que participou numa importante exposição realizada no Museu do Trabalho, aquando da sua inauguração, figura esta já conhecida por nós após pesquisa sobre as figures ilustres da cidade de Setúbal.  

O nosso passeio começou com uma grande descoberta, pois tivemos oportunidade de ver ao vivo a famosa “Porta de São Sebastião”, que tanto falámos ao longo da quinzena.

Estava previsto que visitássemos a lota e o mercado de Setúbal mas como as condições meteorológicas não o permitiram. Assim, ficamos a conhecer a Dona Maria, uma cliente frequente da Mercearia da Liberdade. Assim, ao longo da manhã visitámos e descobrimos um espaço real, uma antiga mercearia remontada no espaço do museu. Tivemos oportunidade de conhecer o funcionamento da mesma, quais os bens que lá são vendidos, de que forma se medem as quantidades das diferentes coisas e até como se embalavam antigamente os bens alimentares.

Conhecemos a dona Gracinda, funcionária da mercearia, que nos explicou tudo sobre a mesma e ainda nos levou a visitar o escritório e o armazém da mercearia no fim. Eram duas senhoras muito divertidas, no fim até dançaram uma música connosco.

Foi uma manhã em que todos trabalhámos e todos nos divertimos, aprendendo ao mesmo tempo!!!

   

A equipa de sala

15 de março 

Golfinhos e tubarões

 

 Se há um animal pelo qual todos demonstramos uma enorme simpatia, esse animal é o golfinho. Ontem a Raquel Gaspar, que é uma bióloga marinha, esteve aqui no nosso colégio e levou-nos com ela numa viagem fantástica ao fundo do mar. Vestimos o equipamento de mergulho, nadamos no escuro fundo do mar e depois entrámos num submarino, onde pudemos conhecer melhor os golfinhos, a sua pele, alimentação, respiração e reprodução. 

Depois encontrámos também alguns tubarões e pudemos perceber que, enquanto os golfinhos são mamíferos, eles são peixes e essa condição faz com que a sua reprodução e respiração seja diferente. A sua pele também é muito mais áspera e a dentição, devido às diferenças no regime alimentar, também é muito diferente.

Com a Raquel ficamos a aprender ainda mais coisas sobre estes animais que tanto adoramos e fizemos uma fantástica viagem ao fundo do mar!

    

A equipa de sala

 

5 de março 

Projeto dos Dentes

 

Quando estudámos os diferentes animais, no projeto dos animais, começamos a verificar que nem todos os animais tinham dentes e, os que tinham não eram sempre iguais. Isso despertou a nossa curiosidade de modo a que decidimos que deveríamos desenvolver um projeto ligado a esta temática para a compreendermos melhor.

Começamos por pesquisar sobre os diferentes dentes que temos e descobrimos que temos incisivos, caninos, pré molares e molares, cada qual com a sua forma e a sua função diferente. Também ficámos a saber que as crianças têm apenas 20 dentes, chamados dentes de leite, e os adultos apresentam uma dentição completa de 32 dentes. Aprendemos que se não cuidarmos bem deles podemos ter cáries dentárias, que são muito dolorosas, e também acumulação de placa bacteriana. 

Para nos ajudar a compreender melhor esta questão e também para nos ensinar o segredo de bem cuidar dos dentes, convidámos a Drª Susana e a Drª Vanda, do Centro Dentário Costa Azul, parceiro do nosso colégio. Elas vieram e com a sua boa disposição e simpatia esclareceram as nossas duvidas e ensinaram-nos os melhores truques para mantermos os nossos dentinhos sãos e salvos! 

   

A equipa de sala

 

25 de março de 2014

A gastronomia de Setúbal na Quinzena do Património

 

A sala Verde "mergulhou" na gastronomia da cidade de Setúbal e recriou através de técnicas de expressão plástica, alguns dos mais famosos pratos típicos da nossa cidade. Que delícia!!

     

A equipa de sala

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It