Colégio do Centeio

Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

29 de outubro de 2013
Projeto dos barcos

A nossa amiga Mariana chegou à nossa sala com uma questão que nenhum de nós foi capaz de responder: “Porque é que os barcos ficam em cima de água?”.

Começamos por introduzir uma palavra nova para alguns, sendo que o Davut soube dizer que a palavra que deveríamos utilizar era flutuar. Então, decidimos partir para um projeto para descobrir porque flutuam os barcos.

Inicialmente registámos o que já sabíamos sobre barcos, nomeadamente alguns tipos de barcos, materiais com que estes são construídos e para que servem.

Mais tarde, pesquisámos sobre estes mesmos assuntos e descobrimos que tínhamos razão em algumas coisas mas noutras não. Resumidamente, os barcos podem ser construídos com aço, ferro, alumínio, madeira ou fibra de vidro, existem muitos tipos de barcos, com várias funções diferentes. Alguns têm motor, outros não. Depois recebemos uma visita muito especial, o avô António, do amigo Rodrigo Carvalheira. O avô António gosta muito de barcos e construiu alguns modelos à escala, alguns mesmo telecomandados!

Aprendemos então que os barcos a motor têm uma hélice, que os ajuda a deslocarem-se no mar, os barcos à vela andam com a ajuda do vento e que os barcos flutuam se o seu casco não tiver furos, for construído com materiais impermeáveis e ainda, muito importante, o casco deve ter ar no seu interior, para compensar o seu peso e assim, flutuar! Trabalhámos também a matemática, com atividades de sequências numéricas e simetrias, e a abordagem à escrita, com as sopas de letras.

Realizámos ainda uma actividade experimental, chamada “Flutua ou não flutua?”, na qual colocámos, num recipiente transparente, água e nela colocámos alguns objetos do quotidiano, procurando fazer uma previsão do que iria acontecer e registando depois numa tabela de dupla entrada a verificação observada.

A equipa

 

   

 

16 de outubro de 2013
Dia da Alimentação

No dia 16 de outubro celebrou-se o dia mundial da alimentação e, inspirados por esta temática, explorámos um pouco os grupos de alimentos, quais os seus benefícios para o nosso organismo e quais os efeitos prejudiciais. Depois, tentámos encontrar, com o apoio de uma roda dos alimentos oferecida pelo leite mimosa, esses mesmos alimentos em catálogos dos supermercados.

Todos contribuíram, uns cortaram, outros colaram…e assim construímos a nossa roda dos alimentos que irá agora ficar exposta no nosso refeitório!


A equipa de sala

 

   

22 de setembro de 2013
As nossas bandeiras

No início do mês de setembro realizou-se no nosso Colégio uma cerimónia, na qual participaram todas as valências, para que fossem hasteadas as nossas bandeiras. Cada sala nomeou um representante para dar o seu contributo neste momento, tendo a Madalena representado a sala verde.

 

   

 

Foram hasteadas as bandeiras: de Portugal, da União Europeia, do município de Setúbal, do Colégio do Centeio e a bandeira verde do Programa Eco-Escolas. Algumas já as havíamos visto, outras desconhecíamos. Então, os nossos amigos do CATL disponibilizaram-se para partilhar connosco as aprendizagens que realizaram com o estudo que fizeram sobre estas mesmas bandeiras.

 

   

 

Na passada sexta feira, dia 20/9/13, fomos à sala do CATL e aprendemos porque é que a bandeira de Portugal tem duas cores e uma esfera e um escudo no centro, porque é que a bandeira da UE tem doze estrelas e é azul, o que significam os elementos do escudo central da bandeira do município, como surgiu o símbolo do nosso Colégio e afinal o que representa a bandeira verde. Obrigada aos amigos do CATL pela vossa partilha, agora já somos capazes de reconhecer as bandeiras todas!

 

   

14 de setembro de 2013
Aliar a pintura à plasticina

No passado dia 13 de setembro, as crianças do CATL vieram à sala verde ensinar uma técnica de pintura que descobriram, na qual se utiliza a plasticina. Este tipo de pinturas permite fazer produções em relevo.

Com esta partilha, as crianças mais velhas tivera a oportunidade de ensinar algo em que são mais proficientes do que as crianças mais novas. As crianças da sala puderam ainda interagir com crianças de outro nível de ensino do Colégio.

Obrigada pela Partilha!

 

   

10 de setembro de 2013
Biscoitos para partilhar!

O ano letivo começou e achámos que esta seria uma excelente forma de assinalar tal acontecimento: confecionar biscoitos para saborear ao lanche e para partilhar, mais tarde, com a família.

Assim, depois da fruta ajudámos a Patrícia a identificar os ingredientes, utilizámos uma balança para medir a farinha e o açúcar, contámos os ovos e começamos a preparar a massa.

Biscoitos S de Azeitão
500g de farinha
500g de açúcar
3ovos
200g de margarina
1 colher de sopa de canela

 

 

• Misturar tudo e amassar com as mãos. Colocar num tabuleiro antiaderente ou com o fundo coberto de farinha e vai ao forno, cerca de 180º.

• Atenção, a massa tem tendência a expandir, convêm deixar as bolinhas, ou os S, distantes uns dos outros.

 

 

Depois, cada um ajudou a dar forma aos biscoitos que foram ao forno logo depois do almoço, para estarem prontinhos para os saborearmos ao lanche! Esperamos que tenham gostado e partilhamos a nossa receita convosco para que possam fazê-los também em vossa casa :)

 

Autenticação

Social

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS FeedPinterest
Pin It